Durante ato de lançamento, organização protestou em defesa da consolidação dos direitos trabalhistas
Em um ato realizado na última terça-feira (3), na Praça Sete, na capital mineira, as mulheres trabalhadoras das centrais sindicais fizeram o lançamento do fórum estadual mineiro. Nascido para ser um braço do fórum nacional, o ato reuniu mais de mil pessoas e teve como bandeira a defesa da aposentadoria e a luta por nenhum direito a menos dos trabalhadores.
Segundo a secretária da Mulher Trabalhadora da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antonieta de Faria, a Tieta, o ato também contou com a participação de diversos movimentos sociais.
“Outros movimentos sociais vieram para agregar. Foram grupos que lutam contra a reforma da Previdência, grupo de aposentados, servidores, mulheres bordadeiras, entre outras. Inclusive os homens das centrais estiveram para nos dar o apoio. Também estiveram presentes bastantes membros da CSB” falou Tieta, que também é secretária-geral da Seccional Minas Gerais da Central.
Além dos discursos realizados pelas mulheres das centrais que participam do fórum estadual, houve uma votação simbólica para apurar a opinião da população sobre a reforma trabalhista.
O fórum estadual produziu um varal com as fotos de todos os parlamentares mineiros que votaram contra os trabalhadores. Também foram feitas panfletagem e distribuições de cartilhas sobre as reformas. Para o futuro, as mulheres devem se reunir para fazer uma avaliação deste lançamento.
Haverá reuniões periódicas para que haja o crescimento do movimento em Minas Gerais.