Central dos Sindicatos Brasileiros

Meryl Streep e George Clooney arrecadam milhões para sindicato de atores em greve

Meryl Streep e George Clooney arrecadam milhões para sindicato de atores em greve

Estrelas doam milhões a sindicato de atores de Hollywood – Algumas das mais famosas estrelas de Hollywood têm apoiado nos bastidores a greve promovida desde 13 de julho pelos cerca de 160 mil atores e atrizes sindicalizados ao Screen Actors Guild, o SAG-AFTRA, sindicato da categoria.

O jornal americano The New York Times revelou que Meryl Streep e George Clooney lideraram um movimento que arrecadou mais de 15 milhões de dólares aos grevistas, por meio da fundação da SAG-AFTRA.

Além de doarem US$ 1 milhão cada (cerca de R$ 4,8 milhões), a dupla entrou em contato com outras estrelas que também estão dentre as mais bem pagas da indústria e concordaram em doar a mesma quantia.

Alguns nomes que atenderam ao chamado de Streep e Clooney foram:

– Julia Roberts

– Leornardo DiCaprio

– Nicole Kidman

– Matt Damon

– Arnold Schwarzenegger

– Hugh Jackman

– Oprah Winfrey

– Jennifer Lopez

– Ben Affleck

– Ryan Reynolds

– Blake Lively

– Dwayne Johnson (The Rock)

Os atores sindicalizados aderiram à paralisação dos roteiristas de Hollywood, que iniciaram sua greve em maio. O movimento já levou à interrupção de diversas produções.

Dentre as demandas dos grevistas estão melhores salários aos artistas menos conhecidos pelo público, como figurantes e dubladores, e mais royalties pela exibição das produções nas plataformas de streaming, que há alguns anos se tornaram parte importante do lucro das produtoras, sem um repasse proporcional aos artistas.

Eles também pedem restrições ou regras mais claras em relação ao uso de inteligência artificial, que tem sido usada para replicar os artistas digitalmente e substituir mão de obra.

“Somos vítimas de uma entidade muito gananciosa. Não acredito, sinceramente, o quão distantes estamos em tantos sentidos. Todo o modelo de negócios foi mudado pelo streaming, pelo digital, pela IA. Se não agirmos agora, estaremos todos em perigo de sermos substituídos por máquinas”, disse a presidente do SAG, Fran Drescher, conhecida por ser a protagonista da série “The Nanny”.

Fran Drescher, presidente do SAG-AFTRA, e companheiros do sindicato

Com informações de: Folha de S.Paulo

Leia também: “É preciso reconstruir o custeio dos sindicatos”, diz Luiz Marinho