Manoel Dias convoca trabalhadores para discutir políticas públicas de trabalho

Ministro do Trabalho e Emprego também destacou os baixos índices de desemprego no Brasil durante seu discurso na cerimônia de entrega do certificado à CSB

A geração de empregos nos últimos 12 anos e a capacidade de crescimento do Brasil, com o aumento real do salário mínimo neste período, foram um dos destaques do discurso do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, na noite do dia 4 de fevereiro. O ministro também ressaltou a importância da participação da CSB, como nova central aferida, nas discussões sobre a construção de entidades sindicais fortes na representação dos trabalhadores.

Para Dias, os acordos coletivos firmados em todo o Brasil são indicadores dos avanços nas negociações, embasadas pelos índices favoráveis. O salário cresceu 75% acima da inflação, no período, balizando todos os acordos, que – em 2013 e 2014 – foram realizados acima do índice inflacionário. O ministro afirmou também que a taxa de 4,8% de desemprego, registrada em dezembro de 2014, mostra a força dos trabalhadores na consolidação do desenvolvimento nacional.

“A construção daquele Brasil que nós queremos passa pela efetiva participação dos trabalhadores brasileiros. Não só na construção da riqueza nacional, mas que sejam eles também os principais beneficiários. E isso só acontece se tivermos sindicatos fortes, central forte, que representam os interesses dos trabalhadores brasileiros”, destacou Manoel Dias.

Organização sindical

_MG_5504Segundo o ministro, a organização dos trabalhadores é fundamental para a consolidação de uma nação justa. “Temos de estar fortes e organizados em sindicatos, federações, confederações e centrais, que – nesse momento – são parte importante e fundamental na discussão do futuro do Brasil, para que esse Brasil não perca o seu destino, e realmente fazermos um país igual pra todos os brasileiros”, pontuou.

Manoel Dias convocou a CSB para ser protagonista dos debates acerca dos interesses da classe trabalhadora. “A nossa torcida é de que sejamos parceiros na discussão das políticas públicas de trabalho e emprego e na construção e fortalecimento cada vez maior das organizações sindicais dos trabalhadores brasileiros”, completou.

Números favoráveis

A gama de investimentos feitos pelo Brasil na última década, de acordo com o ministro do Trabalho, foi a responsável pela manutenção do emprego. Os números internacionais corroboram tal perspectiva. Na zona do Euro há mais de 100 milhões de trabalhadores desempregados. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) anunciou recentemente o resultado de uma pesquisa reveladora de que, no mundo, existem 480 milhões de trabalhadores desempregados. Até 2018, a projeção é de que haja 800 milhões sem ocupação formal.

“O volume de investimentos que temos este ano [2015], apesar das dificuldades, vão sustentar a manutenção do emprego. Só os trabalhadores investirão na economia brasileira quase 300 bilhões de reais. É o dinheiro deles que faz o País continuar crescendo. São 65 bilhões do FGTS para a construção de moradia para a população pobre, de baixa renda. Nós vamos continuar crescendo. Quem está em crise não é o Brasil, é o mundo”, finalizou Manoel Dias.

Confira a galeria de fotos da cerimônia de entrega do certificado de representatividade à CSB

Confira a galeria de fotos da reunião da Executiva Nacional da CSB

Compartilhe:

Leia mais
Copom primeira reunião 2025
Com mercado de trabalho e de crédito aquecidos, BC promete novo aumento de juros em março
Sindipesca-AM reunião defensor público
Sindipesca-AM apresenta pautas dos pescadores a defensor público: "nosso futuro está em risco"
Supermercados propõem mudanças no VR e no VA
Supermercados propõem mudanças no VR e no VA para conter alta no preço dos alimentos
Indústria Brasil - desindustrialização está sendo revertida abdi
Processo de desindustrialização do Brasil está sendo revertido, afirma presidente da ABDI
Sindiguaíba CSB-RS protesto cargos comissionados
Com apoio da CSB-RS, Sindiguaíba protesta contra projeto que desvaloriza servidores concursados
Sindpd-SP ganha ação sobre PLR
Após ação do Sindpd-SP, empresa é condenada por não negociar PLR em 2020, 21, 22 e 23
fake news taxar pix 5 mil reais
BC anuncia medidas que prometem reduzir juros e facilitar pagamentos por Pix
Hely Aires e Antonio Neto
Filiação à CSB visa fortalecer luta dos servidores públicos, diz presidente do Sinplalto
Desemprego atinge menor patamar da história
Desemprego fecha 2024 em 6,2%, menor índice da história; mercado reage negativamente
pagamento cartão restaurante vale-refeição
Governo estuda mudanças nas regras do VR e do VA para reduzir custos; entenda