Assembleia decidirá sobre greve dos professores de Palmeira (PR); entenda impasse

Assembleia decidirá sobre greve dos professores de Palmeira (PR) – O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmeira (Sismup) deve decidir na próxima quarta-feira (2) se os professores municipais entrarão em greve pelo pagamento do reajuste estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC).

O presidente do Sismup, Cezar Ruzin, contou que a tendência é que a assembleia marcada para quarta decida favoravelmente pela greve. Segundo ele explicou, os professores tentam – sem sucesso – negociar com a prefeitura que o reajuste de 14,95% para o magistério determinado pelo MEC seja pago a todos os professores e professoras da cidade.

Para o sindicato, o índice do MEC atinge de forma linear todos os professores, independentemente do nível. Já o município alega que o reajuste é valido apenas para aqueles do nível 1, que recebem o piso da carreira.

Desta forma, os salários dos demais professores foram reajustados por um índice (5,93%) próximo da inflação, enquanto o sindicato luta para a concessão dos 14,95%.

“Até o momento, a administração municipal não quis negociar, não aceita negociar, tivemos uma ou outra conversa, mas sem nenhum tipo de avanço significativo”, disse Ruzin, que também é dirigente da CSB-PR.

Em 29 de junho, a categoria decidiu em assembleia paralisar as atividades por três dias, o que foi feito de segunda (24) a quarta-feira (26) da semana passada.

Na terça (25), a prefeitura obteve uma liminar na Justiça para declarar a greve ilegal e determinar o retorno imediato dos profissionais, sob pena de multa de R$ 10 mil por dia, porém o sindicato manteve o cronograma argumentando que não havia sido notificado oficialmente sobre a decisão.

Na próxima assembleia, a decisão será em relação a uma paralisação geral dos professores de Palmeira por tempo indeterminado.

A prefeitura afirma que não tem condições de oferecer reajuste linear a todos os professores pelo impacto no que causaria no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e no orçamento do município.

Veja também: CSB-RS: Sticmpel realiza assembleia para negociar reajuste salarial de 2020 a 2024

Compartilhe:

Leia mais
Plenária Classe Trabalhadora 2025
Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília debate pautas que serão entregues aos Três Poderes
PEJOTIZAÇÃO
Pejotização custou ao menos R$ 89 bilhões e ameaça Previdência Social, diz estudo
1o de maio csb
Curta show gratuito de Felipe Araújo e muito mais no 1º de maio das centrais em SP!
centrais sobre fraude no inss
Nota das centrais sobre fraudes no INSS: apoio ao sindicalismo e a Frei Chico
encontro csb resoluções
Executiva Nacional da CSB aprova resoluções no encerramento de Encontro; saiba as diretrizes
foto capa
Último painel do Encontro Nacional debate transição tecnológica e futuro do trabalho
csb menor (11)
Encontro da Executiva Nacional discute agenda legislativa sindical e mudanças climáticas
csb menor (1)
Negociação coletiva e atos antissindicais abrem debates no 2º dia do Encontro Nacional
csb menor
CSB inicia Encontro da Executiva Nacional com lideranças de todo o país
Sergio Arnoud CSB 14 forum sindical brics
CSB participa do 14º Fórum Sindical do Brics e debate efeitos de tarifaço de Trump