CSB divulga nota contra o aumento da taxa Selic para 9% ao ano
Após o anúncio do aumento da taxa de juros para 9% ao ano, divulgado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, na noite de hoje (28), a CSB emitiu uma nota na qual critica a decisão do Comitê, argumentando que – com a estratégia de “manter a trajetória de aumento que vem sendo adotada, as chances de recuperação da economia em 2013 serão praticamente eliminadas”. Este é o quarto aumento consecutivo da taxa, que, hoje, foi elevada em 0,5 ponto percentual.
Leia a íntegra da nota divulgada pela CSB
Governo quer aniquilar crescimento em 2013
Num momento em que os equívocos da política econômica afloram com mais evidência com a redução das perspectivas de crescimento, da diminuição da geração de empregos e do poder de compra do trabalhador, o Banco Central aumenta a taxa básica de juros e praticamente elimina as chances de recuperação da economia em 2013.
A decisão do Copom é equivocada, estimula a entrada de capital especulativo e favorece ainda mais o capital financeiro, que já detém uma parcela de 44% do Orçamento da União, segundo dados da ONG Auditoria Cidadã da Dívida.
A CSB apela para que os deuses da lucidez iluminem os integrantes do governo Dilma, pois as reivindicações das ruas do país por melhores condições de vida ainda não foram suficientes para acender a luz amarela no Planalto.
Antonio Neto
Presidente da CSB