FNO e sindicatos oficializam filiação à CSB

Central tem como objetivo fortalecer a luta dos trabalhadores e os sindicatos da categoria

A Federação Nacional dos Odontologistas (FNO) se reuniu com o presidente da CSB, Antonio Neto, nesta quinta-feira (20), para oficializar a filiação da Federação e de 18 sindicatos da entidade à Central dos Sindicatos Brasileiros.

92a9b895-bcdf-4a59-bc4c-f39de0b00f9fSegundo a presidente da FNO e vice-presidente da CSB, Joana Batista Oliveira, a federação procurou a CSB por compactuarem com os mesmos princípios. “Nós queríamos uma central que fosse apartidária, que colocasse em primeiro lugar a luta dos trabalhadores, e foi isso que a Central dos Sindicatos Brasileiros nos ofereceu.  A CSB é nossa parceira na luta em defesa dos odontologistas e dos trabalhadores do SUS. A nossa perspectiva com essa filiação é ajudar Central a continuar a crescer, pois é uma entidade sindical que está na trilha e no caminho correto”, afirmou.

A dirigente também destacou o apoio da CSB na luta pela criação do piso nacional do SUS. “A CSB é a única central que nos últimos anos tem lutado pela saúde e direitos dos trabalhadores na área da saúde. A maioria das gestões públicas, quando precisam cortar orçamento, cortam no setor da saúde, mas nós, da Federação Nacional dos Odontologistas, junto com a CSB, vamos lutar para que não haja mais cortes nesta área que é tão sensível para sociedade e para os trabalhadores”, avaliou a dirigente.

De acordo com Antonio Neto, presidente da CSB, a Central recebe de braços abertos a Federação e os sindicatos. “As filiações destas entidades representam uma vitória importante para nós. A CSB é uma central sindical nacionalista, baseada nos princípios do trabalhismo de Getúlio Vargas. Nós defendemos a unicidade sindical, o fortalecimento dos sindicatos, a contribuição compulsória e a defesa da soberania nacional. Por todas essas razões, nós assumimos o compromisso de lutar junto com os odontologistas por melhores condições de trabalho para toda a categoria”, afirmou.

Fortalecer a base, avançar nas lutas, nas conquistas e nos direitos trabalhistas. Com estes objetivos, a CSB está aberta a novas filiações de entidades sindicais que reiterem estes princípios. Desde a sua fundação, a CSB é uma das centrais que mais crescem no Brasil. Em 2016, conquistou o reconhecimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com o índice de representatividade sindical de 8,15%.

“Hoje temos mais de 660 sindicatos filiados. Estamos crescendo. Tenho um orgulho profundo da nossa luta. Nós temos uma pluralidade interna e capacidade de garantir espaço para todos os dirigentes sindicais. Por isso cada sindicato filiado representa uma peça importante para o crescimento da Central e o fortalecimento na luta pelos trabalhadores”, disse Neto.

Para o presidente, “estabelecer uma relação política permanente com os filiados da CSB, especialmente com estes novos filiados,” é prioridade da Entidade. “Acreditamos que nossa Central será muito fortalecida se aumentarmos o número de novos filiados, pois serão companheiros e companheiras que estarão juntos conosco na nossa luta e que nos ajudarão a defender os trabalhadores de ataques do capital”, reiterou.

Defesa dos odontologistas

Na quarta-feira (19), a CSB articulou o encontro dos dirigentes da FNO com o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, para discutir a criação do piso nacional dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entregue pela FNO a Michel Temer em junho – durante almoço oferecido pelo presidente a lideranças sindicais –, o projeto foi enviado ao Ministério do Trabalho, pela Presidência da República, para a criação de um grupo de estudos formado por integrantes da própria pasta do Trabalho e do Ministério da Saúde. O objetivo do grupo é analisar a viabilidade da proposta.

No encontro, Ronaldo Nogueira se comprometeu a dar prosseguimento à análise do projeto e trabalhar como mediador junto ao Ministério da Saúde para debater os termos da proposta. Além disso, o ministro do Trabalho se mostrou disposto a integrar a CSB, a FNO e os trabalhadores da saúde na discussão.

Confira a galeria de imagens da reunião de filiação da Federação Nacional dos Odontologistas.

Compartilhe:

Leia mais
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil