Central dos Sindicatos Brasileiros

Câmara de Feira de Santana aprova data em homenagem a movimentadores de mercadorias

Câmara de Feira de Santana aprova data em homenagem a movimentadores de mercadorias

A Câmara Municipal de Feira de Santana (BA) aprovou nesta quarta-feira (27) um projeto de lei que cria uma data comemorativa em homenagem aos trabalhadores na movimentação de mercadorias. A aprovação foi comemorada pelo sindicato da categoria, que considera a data um reconhecimento ao trabalho dos movimentadores de mercadorias no cotidiano e na economia da cidade.

Se sancionado pelo prefeito Colbert Filho, o projeto de autoria do vereador Pedro Cícero institui o dia 27 de agosto como o Dia do Movimentador de Mercadoria. No texto enviado para votação a seus pares, o vereador justifica a homenagem.

“A atividade, exercida por um grande número de trabalhadores, está presente em áreas urbanas e rurais, especialmente em feiras livres e centrais de abastecimento, através da carga e descarga de produtos a granel e ensacadas, envolvendo costura, pesagem, enrolamento, ensaque, arrasto, posicionamento, acomodação, reordenamento, separação de itens, amostragem, arrumação, remoção, classificação, empilhamento, etc”, argumenta.

O dia 27 de agosto marca a data em que os movimentadores de mercadorias tiveram sua profissão regulamentada pela lei 12.023/2009, reconhecendo os direitos de mais de 1,2 milhão de trabalhadores no país.

Filiado à CSB, o sindicato dos movimentadores de mercadorias da Bahia agradeceu a honraria. “Agradecimentos ao vereador Pedro Cícero e aos nossos companheiros Marcos Rogério e Cleiton Ferreira, que foram os mediadores desta iniciativa”, disse a entidade.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Veja também: Um dos mais antigos sindicatos do país, Sintrammar comemora 104 anos de luta