Um dos mais antigos sindicatos do país, Sintrammar comemora 104 anos de luta

Um dos sindicatos mais antigos do Brasil comemora nesta quinta-feira (27) 104 anos de existência. Fundado em 27 de julho de 1919, o Sindicato dos Trabalhadores da Movimentação de Mercadorias em Geral de Santos e Região (Sintrammar) representa hoje cerca de 22 mil trabalhadores.

O presidente do Sintrammar, Erivan Pereira, conta que a entidade foi formada, na verdade, cerca de 40 anos antes, inicialmente como Sociedade dos Trabalhadores em Café, que posteriormente foi denominada Sindicato dos Operários no Comércio Armazenador, Carregadores e Ensacadores de Café de Santos.

A entidade logo se tornou uma das mais reconhecidas na organização sindical devido à relevância do porto de Santos na exportação do café, que era o grande propulsor da economia brasileira na época.

“Foram muitas lutas ao longo do tempo, como a luta pela redução da jornada de trabalho que, na época da fundação do sindicato, era sub-humana. O Sintrammar também foi um dos primeiros sindicatos que atuou no enfrentamento à ditadura militar e deflagrou a primeira greve do porto de Santos. Santos é o verdadeiro berço do sindicalismo brasileiro”, relembra Pereira.

Filiado à CSB, o sindicato está presente em 21 municípios do litoral paulista entre os vales do Ribeira e Paraíba, e atua nas empresas de logística instaladas nas áreas retroportuárias, além de companhias do segmento de alimentação e outras atividades na movimentação de mercadorias em geral.

Luta constante

Apesar da data comemorativa para o sindicato e de tantas melhorias conquistadas para os trabalhadores ao longo do tempo, Pereira alerta que até hoje é preciso “matar um leão por dia” quando se está no movimento sindical.

“A última grande pancada que sofremos foi a reforma trabalhista de 2017, a qual, para mim, tinha a intenção de aniquilar os sindicatos. Não foi diferente conosco, a reforma quase que chega a nos devastar, mas fomos à luta, sobrevivemos e não deixamos de lutar”, afirma.

Em mensagem aos mais de 20 mil trabalhadores e trabalhadoras que hoje representa, o presidente do Sintrammar agradeceu a todos que participam e participam da luta em prol da categoria.

“Por tudo isso, tenho que agradecer imensamente àqueles companheiros do passado que primeiro se reuniram em sociedade, depois se transformaram em sindicato, e trabalharam todo esse tempo para trazer o sindicato atuando até hoje. E hoje, agradeço imensamente toda a categoria que representamos e que contribui para a continuidade do nosso trabalho.”

Compartilhe:

Leia mais
Lula critica fala de campos neto
Lula critica fala de Campos Neto sobre aumento de salários ser uma "preocupação"
Manifestação contra juros altos 30 de julho
Centrais sindicais farão ato contra juros altos: cada 1% na Selic custa R$ 38 bi ao povo
eduardo leite nova proposta servidores
Governo do RS adia projetos de reestruturação de carreiras de servidores e anuncia mudanças
Grupo de Trabalho estudará impactos da inteligência artificial
Governo cria grupo para estudar impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho
GT do G20 sobre emprego em Fortaleza
CSB em reunião do G20: temas discutidos aqui são colocados em prática pelos sindicatos
adolescentes trabalho escravo colheita batatas cerquilho sp
SP: Operação resgata 13 adolescentes de trabalho escravo em colheita de batatas
sindicam-ba filia-se csb
Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Bahia filia-se à CSB
Parceria Brasil-EUA contra calor extremo trabalhadores
Parceria Brasil-EUA pelos Trabalhadores e OIT debatem ação contra calor extremo
BNDES abre concurso 2024 veja edital
BNDES abre concurso com 150 vagas e salário inicial de R$ 20 mil; acesse edital
pesquisa jornada flexivel trabalho híbrido
Flexibilidade de jornada é prioridade para 30% dos trabalhadores no Brasil