Um dos mais antigos sindicatos do país, Sintrammar comemora 104 anos de luta

Um dos sindicatos mais antigos do Brasil comemora nesta quinta-feira (27) 104 anos de existência. Fundado em 27 de julho de 1919, o Sindicato dos Trabalhadores da Movimentação de Mercadorias em Geral de Santos e Região (Sintrammar) representa hoje cerca de 22 mil trabalhadores.

O presidente do Sintrammar, Erivan Pereira, conta que a entidade foi formada, na verdade, cerca de 40 anos antes, inicialmente como Sociedade dos Trabalhadores em Café, que posteriormente foi denominada Sindicato dos Operários no Comércio Armazenador, Carregadores e Ensacadores de Café de Santos.

A entidade logo se tornou uma das mais reconhecidas na organização sindical devido à relevância do porto de Santos na exportação do café, que era o grande propulsor da economia brasileira na época.

“Foram muitas lutas ao longo do tempo, como a luta pela redução da jornada de trabalho que, na época da fundação do sindicato, era sub-humana. O Sintrammar também foi um dos primeiros sindicatos que atuou no enfrentamento à ditadura militar e deflagrou a primeira greve do porto de Santos. Santos é o verdadeiro berço do sindicalismo brasileiro”, relembra Pereira.

Filiado à CSB, o sindicato está presente em 21 municípios do litoral paulista entre os vales do Ribeira e Paraíba, e atua nas empresas de logística instaladas nas áreas retroportuárias, além de companhias do segmento de alimentação e outras atividades na movimentação de mercadorias em geral.

Luta constante

Apesar da data comemorativa para o sindicato e de tantas melhorias conquistadas para os trabalhadores ao longo do tempo, Pereira alerta que até hoje é preciso “matar um leão por dia” quando se está no movimento sindical.

“A última grande pancada que sofremos foi a reforma trabalhista de 2017, a qual, para mim, tinha a intenção de aniquilar os sindicatos. Não foi diferente conosco, a reforma quase que chega a nos devastar, mas fomos à luta, sobrevivemos e não deixamos de lutar”, afirma.

Em mensagem aos mais de 20 mil trabalhadores e trabalhadoras que hoje representa, o presidente do Sintrammar agradeceu a todos que participam e participam da luta em prol da categoria.

“Por tudo isso, tenho que agradecer imensamente àqueles companheiros do passado que primeiro se reuniram em sociedade, depois se transformaram em sindicato, e trabalharam todo esse tempo para trazer o sindicato atuando até hoje. E hoje, agradeço imensamente toda a categoria que representamos e que contribui para a continuidade do nosso trabalho.”

Compartilhe:

Leia mais
STF pauta ações trabalhistas
Servidores públicos podem ser contratados via CLT e outros regimes, valida STF; entenda
reunião juizes de paz bahia csb
CSB-BA apoia regulamentação da profissão de juiz de paz em reunião com governo do estado
pesquisa prioridades profissinais de TI Fenati
Fenati chama profissionais de TI para definir prioridades de atuação dos sindicatos; saiba
juros altos famílias endividadas
Juros altos mantêm famílias endividadas, diz CNC; Copom deve elevar Selic nesta quarta
audiencia ministério do trabalho prevenção acidentes motociclistas
Audiência no MTE discute prevenção de acidentes com motociclistas profissionais
Debate ALMG PL 2238 servidores Ipsemg
Sindicato dos Servidores do Ipsemg defende valorização da carreira em debate na ALMG
Luiz Marinho nega mudança seguro-desemprego
"Deveriam estudar legislação", diz Marinho sobre ideias que mudariam seguro-desemprego
Nota tecnica 09 conalis mpt resumo
Procurador do Trabalho resume principais pontos da Nota Técnica nº 09 da Conalis; entenda
TRT 15 Campinas
Há 80 anos, caso de assédio moral inaugurou Justiça do Trabalho em Campinas
atualização cadastro sindical 2024
Prazo para atualizar cadastro sindical no MTE termina em dezembro; saiba como