Central dos Sindicatos Brasileiros

Entregadores de aplicativo organizam segunda greve geral neste sábado

Entregadores de aplicativo organizam segunda greve geral neste sábado

Trabalhadores reivindicam aumento do valor por entrega, fim de bloqueios, auxílio-pandemia, entre outros

Entregadores de aplicativo escolheram este sábado (25) para realizar uma segunda greve nas capitais do Brasil em busca de melhores pagamentos e condições de trabalho. O segundo ato ocorre quase um mês após o primeiro grande protesto da categoria.

Assim como a primeira, a segunda greve convoca trabalhadores a reivindicar o aumento do valor mínimo por entrega, alta no valor por quilômetro rodado, fim de bloqueios e do sistema de pontuação. Entregadores também exigem seguro em caso de roubo e acidente e auxílio-pandemia.

A última greve da categoria, realizada no dia 1º de julho, teve grande adesão e ocorreu em diversas capitais do país. Jornais de todo o mundo repercutiram os protestos em todo o país, que mobilizaram dezenas de milhares de trabalhadores.

A pandemia aumentou a demanda por entregas, mas foi também o que levou os entregadores a protestar. De acordo com reportagem da Folha de S.Paulo, entregadores estão trabalhando mais e ganhando menos do que no período anterior ao coronavírus, por conta da diluição dos pedidos entre novos motoristas que buscaram as plataformas.

Fonte: Fórum