Encontro dos Trabalhadores Rurais da CSB é destaque na mídia

Evento promovido pela  Central, em parceira com a Fetragro, debateu Previdência Social para o trabalhador rural e fortalecimento da categoria

O II Encontro dos Trabalhadores Rurais da CSB foi realizado nos dias 20 e 21 de maio em Álvares Machado, região de Presidente Prudente/SP. O evento foi promovido pela Central dos Sindicatos Brasileiros em parceria com Federação Estadual dos Trabalhadores e Empregados Rurais do Estado de São Paulo (Fetragro).

O evento debateu o benefício previdenciário para os trabalhadores rurais, reforma agrária, qualificação profissional e enquadramento dos profissionais no Cadastro Nacional de Entidade Sindical dos Trabalhadores Rurais.

Para divulgar o II Encontro dos Trabalhadores Rurais da CSB, o secretário-geral, Alvaro Egea, Gedir Santos, presidente da Federação dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais de Minas Gerias (Fafer-MG), e Paulo de Oliveira, presidente do Sindicatos dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio e em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Empresas de Serviços Contábeis (SEAACs), visitaram quatro rádios e um jornal. O evento foi noticiado em todos os veículos de comunicação visitados pelo grupo.

Matéria no site do Imparcial, de Presidente Prudente:

Encontro em Machado discute direitos de trabalhadores rurais

por Arize Juliani-DA REDAÇÃO

Ocorre hoje, em Álvares Machado, o encerramento do 2º Encontro dos Trabalhadores Rurais da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) do Estado de São Paulo. O evento, que ocorre em parceria com a Fetragro (Federação Estadual dos Trabalhadores e Empregados Rurais do Estado de São Paulo), visa o debate e a troca de informações sobre o benefício previdenciário para os trabalhadores rurais, reforma agrária, qualificação profissional e enquadramento dos profissionais no Cadastro Nacional de Entidade Sindical dos Trabalhadores Rurais. Participam das palestras representantes da Previdência Social, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). O evento ocorre no Campo Belo Resort.

O secretário geral da CSB, Álvaro Ferreira Egea, enfatiza que a discussão acerca dos temas apresentados durante o encontro está voltada para a conscientização sobre informações que são direitos dos trabalhadores rurais. O sindicalista comenta que temas como a Previdência Social, por exemplo, são debatidos entre o meio e que ocorrem desentendimentos no momento do profissional rural procurar pela aposentadoria. Por isso, haverá um representante da Previdência para discorrer sobre o assunto. Outra questão que será levantada durante o encontro de hoje está relacionada à qualificação dos trabalhadores e dirigentes. “Nosso intuito é organizar os trabalhadores rurais e fortalecer essa organização. Além disso, os dirigentes também precisam ser qualificados para que, no dia a dia, possam defender o interesse dos trabalhadores – seja por meio de entidades privadas ou órgãos governamentais”.

Já o presidente da Fetraf (Federação dos Agricultores Familiares do Estado de Minas Gerais), Gedir Santos Ferreira, menciona a importância da agricultura familiar para o cenário rural brasileiro. Segundo dados revelados pelo representante, o segmento da agricultura familiar representa 77% de tudo aquilo que é colocado na mesa dos brasileiros. Em relação à geração de empregos, o presidente da Fetraf destaca que de cada dez empregos gerados no campo, sete são criados pela agricultura familiar. “Nota-se que, atualmente, 85% do condomínio rural é representado pela agricultura familiar. Nós temos mais de 18 milhões de produtores produtivos no Brasil. Crescemos com o acesso aos créditos, a moradia e as políticas assistenciais, além dos direitos previdenciários”, frisa o presidente.

Outro método que está sendo colocado em prática em todo o país, por isso a participação do Incra representando os assentados da região do Mirante do Paranapanema, é a qualificação dos assentados para o meio rural que vive da agricultura de subsistência. “Precisamos qualificar o assentado da reforma agrária, capacitá-lo para que chegue na agricultura familiar, e, consequentemente, torne-se um empreendedor familiar rural – como ocorre em Minas Gerais e no sul do país”, pontua Ferreira.

 Confira a matéria na versão impressa do jornal:

Doc_Digital _Clipping 002

 Veja as fotos das visitas às rádios.

AuwmwGqElme_DYxiNxthDweL4xopA20DaYSznBvB_8Un AlgtZs3xK_-jfI-NdHRqtUuwlPjLWuZgmmx_pt_4Y__n Ao2PgyGhUwRAkvJiQdnfel4AsmItmdzPboABnRdXSDlw Ap8WgfxPPUUyaXM0FQN9WB4aISO4jeVp9eTf96iT3YiVAm4LW6VEVJzdqblg3UwvDGB4zBpT0ACFZJ6FNvbaHxgr Ap8WgfxPPUUyaXM0FQN9WB4aISO4jeVp9eTf96iT3YiV

Compartilhe:

Leia mais
Lula critica fala de campos neto
Lula critica fala de Campos Neto sobre aumento de salários ser uma "preocupação"
Manifestação contra juros altos 30 de julho
Centrais sindicais farão ato contra juros altos: cada 1% na Selic custa R$ 38 bi ao povo
eduardo leite nova proposta servidores
Governo do RS adia projetos de reestruturação de carreiras de servidores e anuncia mudanças
Grupo de Trabalho estudará impactos da inteligência artificial
Governo cria grupo para estudar impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho
GT do G20 sobre emprego em Fortaleza
CSB em reunião do G20: temas discutidos aqui são colocados em prática pelos sindicatos
adolescentes trabalho escravo colheita batatas cerquilho sp
SP: Operação resgata 13 adolescentes de trabalho escravo em colheita de batatas
sindicam-ba filia-se csb
Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Bahia filia-se à CSB
Parceria Brasil-EUA contra calor extremo trabalhadores
Parceria Brasil-EUA pelos Trabalhadores e OIT debatem ação contra calor extremo
BNDES abre concurso 2024 veja edital
BNDES abre concurso com 150 vagas e salário inicial de R$ 20 mil; acesse edital
pesquisa jornada flexivel trabalho híbrido
Flexibilidade de jornada é prioridade para 30% dos trabalhadores no Brasil