Em plenária, servidores públicos do Maranhão aprovam greve

Reunião unificada confirmou também mais quatro atos para julho e agosto

Centrais sindicais e sindicatos de diversas categorias de servidores públicos do estado do Maranhão realizaram na noite da última quinta-feira (21), na Associação Comercial de São Luís (MA), uma plenária unificada, que aconteceu devido à falta de diálogo do governo estadual em relação à reposição salarial dos servidores públicos, pelas repetidas decisões do Tribunal de Justiça em decretar greves de sindicatos como ilegais e pelos cortes de pontos dos servidores da Assembleia estadual.

Dentro do evento, que contou com a presença de aproximadamente 50 dirigentes sindicais, foram aprovados indicativos de greve geral e outros quatro atos para os meses de julho e agosto. Haverá duas panfletagens, uma na próxima quinta-feira (28), em frente ao Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), outra no dia 02 de agosto, em frente à Assembleia Legislativa.

“A panfletagem do dia 28 acontece devido à audiência com alguns sindicatos penalizados pela decretação de greve ilegal.  Vamos panfletar uma carta do ato público, que nós estamos divulgando nas redes”, falou o 2º secretário dos Trabalhadores na Agricultura Familiar e Cooperativismo e Presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado do Maranhão (SINTAEMA/MA), Wennder Robert Rocha de Sousa.

Uma outra grande plenária foi marcada para o dia 13 de agosto, com o objetivo de fortalecer a categoria e unificar os sindicatos, além de traçar estratégias para uma possível greve no dia 24 do mesmo mês. “Se até o dia 24 não houver nenhuma resposta do governo, vamos fazer uma grande mobilização estadual”, completou o dirigente.

Além desses quatro atos, foi decidido que os sindicatos continuarão fazendo as manifestações nos locais onde houver ato público do governo e também continuarão as divulgações nas redes sociais, na imprensa e a convocação aos sindicatos.

“Esse chamamento é para que esses sindicatos se façam presentes nas movimentações e  nas atividades, principalmente na próxima plenária”, finalizou Sousa.  

São mais de 110 mil servidores do legislativo, executivo e judiciário do estado do Maranhão reivindicando 10,57% de reposição. 

Compartilhe:

Leia mais
Design sem nome (2) (1)
CSB defende transição tecnológica justa em reunião de conselheiros com ministra Gleisi Hoffmann
painel 7 transição tecnológica e futuro do trabalho
Encontro Nacional CSB 2025: painel 7 – Transição tecnológica e futuro do trabalho; assista
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara