Em ato contra PEC 287, trabalhadores rurais lotam câmara de Floriano (PI)

Audiência pública contou com a participação de mais de 300 trabalhadores

 Aproximadamente 300 trabalhadores rurais de Floriano (PI), cidade localizado a 250 km da capital do estado, Teresina, estiveram presentes, a convite do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Floriano (STTR), em audiência pública realizada na Câmara dos Vereadores do município. O ato, que foi uma grande mobilização contra a PEC 287/2016, da reforma da Previdência, contou com a presença de dirigentes da CSB, da senadora pelo Piauí Regina Souza (PT), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí (FETAG/PI), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaueira (PI), do Sindicato Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI), além de políticos locais e autoridades do Estado.

A presidente do STTR de Floriano, Enedina Pereira, ressaltou que a categoria dos trabalhadores rurais será uma das mais prejudicadas.

“Da maneira que está a proposta no Congresso Nacional, podemos colocar o nome dela de PEC da morte, pois nenhum trabalhador alcançará mais o benefício da aposentadoria. Com essa PEC, a previdência pública será um sonho. Não temos dinheiro para comer, imagine para pagar uma previdência privada”, indagou a presidente, que conclamou a união de todos em defesa das conquistas trabalhistas.

Representando a CSB, o vice-presidente da entidade Francisco Moura defendeu o fim do corte de direitos dos trabalhadores.

“Temos que parar com essa mania danosa no Brasil, de quando se fala em ajustes das contas a primeira coisa é cortar direitos dos trabalhadores, anunciar demissões, arrochar salários e diminuir os repasses da saúde e educação. Chega de massacre ao trabalhador”, falou Moura, que acredita que as grandes fortunas devam ser taxadas, que é necessário cobrar impostos dos banqueiros e que as exorbitantes taxas de juros precisam baixar.

“Esse é o momento de pressionarmos os deputados e senadores nos aeroportos, em seus escritórios nos estados, em suas residências, e, assim, sensibilizá-los no intuito de barrar essa reforma da Previdência, pois, como ela se apresenta hoje, trata-se de um grande retrocesso para a classe trabalhadora”, finalizou Moura.

Durante sua fala, a senadora Regina Souza chamou de absurda a reforma da Previdência.

“Isso é uma ação premeditada, com intuito de sucatear a nossa Previdência, assim, beneficiando banqueiros e seguradoras, que terão cada vez mais lucros, pois quem quiser se aposentar terá que pagar uma previdência privada”, finalizou.

 

Compartilhe:

Leia mais
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil