Central dos Sindicatos Brasileiros

Antonio Neto se reúne com diretoria do Sisipsemg e da CSB-MG em Belo Horizonte

Antonio Neto se reúne com diretoria do Sisipsemg e da CSB-MG em Belo Horizonte

Em passagem por Belo Horizonte (MG), o presidente nacional da CSB, Antonio Neto, encontrou-se com os companheiros da seccional de Minas Gerais da central na sede do Sindicato dos Servidores do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Sisipsemg).

Estiveram no encontro a presidente do Sisipsemg, Antonieta (Tieta) de Faria, que também comanda a Secretaria Nacional da Mulher Trabalhadora da CSB, a diretora Maria Abadia de Souza, também dirigente na CSB, e outros companheiros do sindicato.

Neto aproveitou o encontro para atualizar sobre o andamento junto ao governo federal da proposta de regulamentação da Convenção 151 da OIT, tema de uma mesa de negociação, e do grupo de trabalho de fortalecimento da negociação coletiva, que pretende chegar a uma proposta de revisão de alguns pontos da reforma trabalhista e de reestruturar o financiamento dos sindicatos. A CSB está participando dos dois processos.

Entendendo que os temas são de grande interesse de todos os trabalhadores, os dirigentes combinaram de promover em Minas Gerais um encontro regional para que Neto possa esclarecer a todos os sindicalistas interessados as discussões das quais a CSB participa atualmente.

Neto também parabenizou Tieta pela luta bem-sucedida das mulheres por igualdade de gênero no trabalho, com a aprovação da lei que obriga salários iguais para homens e mulheres na mesma função, e se colocou à disposição para colaborar como puder pelo andamento das duas principais pautas sendo trabalhadas pela Secretaria da Mulher da CSB, para que o Estado brasileiro siga os termos das convenções 156 e 190 da OIT.

Em 24 de julho, Tieta esteve em São Paulo representando as lideranças femininas da CSB em um encontro da Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, com as centrais sindicais e movimentos sociais feministas, em que a ministra apresentou quais são os próximos planos do governo federal na promoção da igualdade de gênero. Confira aqui.