Diretores do sindicato participam de curso de homologação em Guarulhos

40  sindicalistas das categorias do vestuário participaram do evento

Diretores e assessores do sindicato participaram dias 01 e 2 de agosto em Guarulhos do curso de legislação, cálculos trabalhistas e homologação realizado pela Secretaria de Educação da CNTI, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Industria.

Participaram do curso 40 sindicalistas das categorias do vestuário de Guarulhos, Barueri e Suzano, Têxteis de Guarulhos e São José dos Campos, papeleiros de Guarulhos e  óticos de São Paulo, saúde de Osasco e Auxiliares de  educação de Guarulhos.

Jose Reginaldo Inácio, Secretário de Educação da CNTI, fez a abertura do curso e listou dezenas de projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, a maioria para retirar direitos dos trabalhadores. Reginaldo explicou que em 2012 a CNI, Confederação Nacional da Indústria, entregou ao governo e ao parlamento a agenda legislativa da indústria contendo 101 projetos de lei prioritários, entre eles o PL 4330  que regulamenta a terceirização.

A correlação de forças no Congresso é desfavorável aos trabalhadores, pois a bancada patronal tem 273   deputados,enquanto a bancada sindical dos trabalhadores tem 73 parlamentares.

Reginaldo Inácio reconheceu que as marchas da classe trabalhadora tem servido para frear a agenda empresarial no Congresso, mas para destravar a pauta trabalhista é preciso realizar  manifestações e  paralisações nas bases, envolvendo as entidades de base, melhorando a comunicação da cúpula das centrais com as bases sindicais.

Josenias Falcao Filho, assessor sindical, revisou a interpretação de direitos consagrados como férias,  aviso prévio proporcional e orientou cálculos trabalhistas na hora da homologação das rescisões  de contratos de trabalho.

Martha de Freitas, falou sobre  as questões de saúde e segurança do trabalho,  trazendo uma visão critica da legislação e da prática sindical.

Sindvestuário, CSB

Alvaro Egea, presidente do sindicato, declarou que o  curso serviu para atualizar os conhecimentos dos homologadores e  assessores jurídicos dos sindicatos, bem como  ter contato com novas interpretações  sobre  direitos dos trabalhadores com base na pratica sindical e nas decisões judiciais. Egea agradeceu ao companheiro Ozano, Reginaldo Inácio e Jose Calixto da CNTI pela realização do curso.

Ozano Pereira, Segundo Secretário da Região Sudeste da CNTI, agradeceu aos participantes e ao Sindicato do Vestuário de Guarulhos pela parceria na organização do curso. Jose Reginaldo Inácio  também agradeceu aos participantes e ao apoio do Sindvestuario de Guarulhos para a organização do curso, disse que novos cursos serão realizados e  que nos dias 21 a 23 de agosto vai acontecer em Brasília o Encontro Nacional de Homologadores do Plano da CNTI  para consolidar  todas as propostas e debates  ocorridos no pais nos cursos de homologação.

Guarulhos, 5 de agosto de 2013

A Diretoria

Fonte: Sindvestuário

Compartilhe:

Leia mais
detalhes novo consignado clt
Saiba como vai funcionar o novo empréstimo consignado para trabalhadores CLT
centrais sindicais em defesa dos correios
Centrais sindicais em defesa dos Correios: ofensiva irresponsável busca enganar opinião pública
melhores profissionais preferem home office
Empresas que acabaram com home office perdem melhores profissionais, diz estudo
calor extremo mpt
Número de denúncias trabalhistas envolvendo calor extremo quintuplica em três anos
nota das centrais declaração lula carteira assinada
Nota das centrais sobre declaração de Lula: É preciso incentivar a geração de empregos decentes
Sintrammar diretoria eleita 2025
Sintrammar Santos: Chapa 2 vence eleições, e Erivan Pereira é reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial