Central dos Sindicatos Brasileiros

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher

A mulher e a sua luta pela igualdade de direitos no mercado de trabalho

*Andréa Myrrha Guimarães

A luta das mulheres por melhores condições de trabalho está intimamente ligada à defesa dos direitos das classes trabalhadoras. Historicamente a mulher sempre teve que enfrentar diversos obstáculos para conseguir a sua inserção, de forma digna, no mercado de trabalho.

Se no geral, as classes trabalhadoras já enfrentam todos os tipos de dificuldades para garantir os seus direitos, no caso das mulheres essa luta se faz ainda mais importante e necessária. Uma vez que, infelizmente, ainda podemos perceber diariamente o preconceito e a discriminação que as mulheres sofrem no mercado de trabalho, principalmente no que se refere à questão da remuneração em relação aos homens.

Acreditamos que na defesa por melhores condições de trabalho para as mulheres, é primordial que a categoria esteja organizada entre si e articulada com outros movimentos sociais, como uma forma de se fortalecer e lutar por mais conquistas no campo dos direitos trabalhistas, e principalmente na busca pela igualdade de gênero.

Vale ressaltar que a caminhada é longa e ainda falta muito para que as mulheres tenham realmente todos os seus direitos garantidos. É exatamente por isso que precisamos discutir massivamente e de forma aprofundada essa questão.  Além disso, é fundamental que tenhamos sempre um empenho por parte dos nossos governantes na criação de políticas públicas eficientes, que possam garantir sempre a dignidade da mulher em todas as esferas da sociedade.

*Andréa Myrrha Guimarães- Secretária Nacional das Mulheres da CSB