Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB e centrais apresentam pauta dos trabalhadores a Lula; saiba os temas

CSB e centrais apresentam pauta dos trabalhadores a Lula; saiba os temas
Revisão de pontos da Reforma Trabalhista, custeio sindical, salário mínimo e fortalecimento das negociações coletivas estiveram na pauta

 

O presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antonio Neto, participou de um encontro de presidentes das Centrais Sindicais (CSB, CUT, Força, UGT, NCST e CTB) e de outras entidades sindicais com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã desta quinta-feira (1), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Na reunião, os dirigentes apresentaram ao presidente eleito as prioridades do movimento sindical e do mundo do trabalho para os próximos anos.

– Política de Valorização e Recuperação do Salário Mínimo: Retomada dos reajustes salariais acima da inflação para recuperar o poder de compra dos trabalhadores. Para 2023, a proposta é a repetição do mecanismo que foi utilizado até 2018: INPC (jan-dez/22) + 4,6%(crescimento do PIB em 2021).

– Fortalecimento das negociações coletivas e dos sindicatos para estabelecer um processo de negociação paritário entre trabalhadores e patrões.

– Revisão dos pontos mais nocivos aos trabalhadores da Reforma Trabalhista e das demais mudanças nos últimos anos.

– Reestabelecimento do Ministério do Trabalho com a estrutura anterior e participando de forma transversal das políticas públicas a serem implementadas.

– Democratização do Sistema S com paridade bipartite e rotatividade na presidência

– Abertura imediata da mesa de negociação entre os servidores públicos e o Governo Federal, retirada da PEC 32 e a realização de concursos públicos.

– Estabelecimento de fonte de sustentação financeira negocial entre sindicatos e trabalhadores para o custeio das entidades sindicais, respeitando o sistema confederativo.

Antonio Neto parabenizou o presidente Lula pela vitória e desejou a ele sucesso na reconstrução do Brasil.

“O diálogo está de volta. Saio da reunião com a certeza que voltamos a ter um governo que debate as divergências e constrói as convergências com diálogo e respeito ao movimento sindical”, avaliou Neto.

Aproveitando o encontro, o presidente da CSB entregou a Lula o documento com a pauta elaborada pela Central a partir do seminário “Sindicatos Fortes, Brasil mais Justo”, realizado virtualmente no último dia 22 com mais de 200 lideranças.

Veja também: Sindicatos pedem mais espaço na gestão do Sistema S em encontro com Lula