CSB promove relançamento da trilogia “A Era Vargas” em São Paulo

Seminário Nacional de Formação Política da Central também faz parte da programação do dia 6 de julho

 Sai a figura de um homem, entra a imagem de uma lenda. Em homenagem à personalidade que deixou a presidência do Brasil para ingressar na história como símbolo da soberania nacional e dos direitos dos trabalhadores brasileiros, a CSB promove o relançamento da trilogia “A Era Vargas”, do jornalista e escritor José Augusto Ribeiro. O evento ocorrerá dia 6 de julho, às 19h, no Novo Hotel Jaraguá, em São Paulo.

Publicado pela primeira vez em 2001, a obra trata de acontecimentos que abrangem e esclarecem mais de 70 anos da história do País – desde a fundação do Partido Republicano no Rio Grande do Sul, em 1882, até a morte de Getúlio Vargas, em 1954.

Getúlio Vargas foi protagonista de períodos fundamentais na história política, social e econômica do Brasil. Um dos mais emblemáticos, segundo o autor de “A Era Vargas”, é o Estado Novo (1937-1945), que criou, entre outros, a legislação trabalhista, o Ministério do Trabalho e da Justiça do Trabalho, e a CLT.

De acordo com o presidente da CSB, Antonio Neto, “o resgate da memória de Vargas é fundamental no atual momento de incertezas e ataques promovidos pelo capital especulativo internacional à Petrobras e ao legado deixado pelo ex-presidente”.

Recentemente a CSB publicou uma entrevista feita com o escritor, que aborda o legado de Vargas e a importância do Estado Novo para o Brasil.

“O suicídio de Vargas não foi uma covardia, mas sim um ato de heroísmo”, afirma José Augusto Ribeiro

Biografia – José Augusto Ribeiro

José Augusto Ribeiro é jornalista desde 1956 e carrega no currículo os cargos de editor político do jornal O Estado do Paraná; editor internacional do Diário Carioca; diretor de redação do Correio da Manhã; editor-chefe do jornal O Globo e comentarista político e chefe de redação da Rede Bandeirantes de Televisão.

Durante o governo de João Goulart, o jornalista foi assessor do então Ministro do Trabalho e Emprego Amaury Silva. No Ministério, participou da campanha de sindicalização rural. Na época, foram criados e reconhecidos cerca de 1500 sindicatos de trabalhadores rurais em menos de um ano.

Ribeiro também é biógrafo do ex-presidente Tancredo Neves e possui mais duas obras publicadas: “De Tiradentes a Tancredo Neves – Uma História das Constituições” e “Jânio Quadros – O Romance da Renúncia”, sobre os seus sete meses de governo.

Seminário Nacional de Formação Política

A CSB também realizará no mesmo dia e local, às 9h, o Seminário Nacional de Formação Política. As palestras são direcionadas aos dirigentes sindicais de todo o Brasil e têm como objetivo contribuir para o debate e o aprimoramento dos quadros da Entidade na luta pelos trabalhadores, além de propor a discussão de temas imprescindíveis para o atual cenário político do País.

Entre os convidados para o Seminário estão Aldo Rebelo (ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação), Manoel Dias (ministro do Trabalho e Emprego), Carlos Lupi (ex-ministro do Trabalho e Emprego), Adriano Benayon (Doutor em economia pela Universidade de Hamburgo), Luiz Gonzaga Belluzo (economista), José Fogaça (deputado federal – PMDB) e Márcio França (vice-governador do Estado de São Paulo).

Os interessados em participar devem confirmar a presença até terça-feira (30/06) pelo e-mail [email protected]. O Novo Hotel Jaraguá está localizado na Rua Martins Fontes, 71 – centro – SP.

Com informações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

[button_link size=”medium” src=”http://csbbrasil.org.br/?p=22470″]Acompanhe aqui a transmissão ao vivo do evento[/button_link]

Compartilhe:

Leia mais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do Imposto de Renda e renova isenção para até dois salários mínimos
repúdio arminio fraga congelar salário mínimo
CSB repudia fala de Armínio Fraga: congelar salário mínimo é condenar milhões à miséria
salário mínimo 2026
Salário mínimo em 2026 deve ser de R$ 1.627, com reajuste de 7,18%, projeta governo
desemprego entre jovens
Taxa de desemprego entre jovens é o dobro do grupo acima dos 30, aponta FGV
vr va mudanças regras
VA e VR podem passar por mudanças nos próximos 30 dias, diz Ministério da Fazenda
escala 6x1 prejudica saúde mental
Redução da jornada de trabalho tem apoio de 65% dos brasileiros, aponta pesquisa
isenção conta de luz
Governo quer isentar conta de luz para até 60 milhões de pessoas, diz Alexandre Silveira
sorteio carros 1o de maio centrais sindicais
Centrais preparam 1º de maio unificado com shows gratuitos e sorteio de 10 carros; participe!