CSB-PR participa do protesto contra PL 4330 em Curitiba

Além da mobilização, as centrais sindicais participaram de uma audiência pública para discutir formas de barrar o projeto de terceirização     

A CSB-PR participou nessa quarta (6), em Curitiba, das mobilizações das Centrais Sindicais contra as propostas contidas no Projeto de Lei (PL) 4330, que prevê a terceirização do trabalho em todos os níveis. O PL tramita na Câmara Federal e pode ser votado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) já no dia 14 de agosto.

O presidente da CSB-PR, Juvenal Pedro Cim, durante o ato na capital paranaense, lembrou o perigo que o PL 4330 representa a toda a classe trabalhadora.  “O modelo de terceirização previsto no projeto coloca em risco os direitos trabalhistas conquistados desde a implantação da CLT”, explicou.

Segundo ele, somente com a união das centrais e com a mobilização dos trabalhadores em todo país, o PL 4330 pode ser derrotado no Congresso Nacional.

Um dos pontos divergentes entre trabalhadores, empresários e o governo é a terceirização das chamadas atividades fins, que seriam legalizadas caso o projeto vire lei. No Brasil são 12 milhões de trabalhadores terceirizados que serão afetados, o que representa mais de 20% dos trabalhadores brasileiros com carteiras assinadas.

O dirigente também enfatiza que a próxima rodada de negociação está prevista para o dia 12 de agosto, em Brasília. “Mesmo com a proposta apresentada pelo governo que procura incorporar as propostas dos trabalhadores, dos empregadores e do relator. Os trabalhadores não estão interessados na aprovação do PL 4330, que só servirá aos interesses do empresariado”, destaca o presidente da CSB-PR.

Audiência

Em 5 de agosto, a CSB-PR esteve presente na audiência com prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT). Além da CSB, o prefeito recebeu as outras seis centrais sindicais que foram até Fruet buscar apoio para impedir a aprovação do PL 4330.

Protesto CSB-PR

O prefeito se comprometeu a ajudar as centrais na batalha para barrar a terceirização no País, inclusive pedindo apoio aos parlamentares do PDT e da base aliada do governo Dilma Rousseff para votar contra o projeto.

Na audiência com o prefeito, o presidente da CSB-PR reivindicou melhorias de mobilidade social na cidade, especialmente no transporte coletivo de Curitiba, que já foi considerado o melhor do Brasil.

Fruet acenou com a possibilidade de discutir com as centrais não somente as propostas e as pautas trabalhistas, como também outros problemas que afetam diretamente os trabalhadores curitibanos: saúde, educação, transportes e habitação.

Fonte: CSB-PR

Compartilhe:

Leia mais
STF pauta ações trabalhistas
Servidores públicos podem ser contratados via CLT e outros regimes, valida STF; entenda
reunião juizes de paz bahia csb
CSB-BA apoia regulamentação da profissão de juiz de paz em reunião com governo do estado
pesquisa prioridades profissinais de TI Fenati
Fenati chama profissionais de TI para definir prioridades de atuação dos sindicatos; saiba
juros altos famílias endividadas
Juros altos mantêm famílias endividadas, diz CNC; Copom deve elevar Selic nesta quarta
audiencia ministério do trabalho prevenção acidentes motociclistas
Audiência no MTE discute prevenção de acidentes com motociclistas profissionais
Debate ALMG PL 2238 servidores Ipsemg
Sindicato dos Servidores do Ipsemg defende valorização da carreira em debate na ALMG
Luiz Marinho nega mudança seguro-desemprego
"Deveriam estudar legislação", diz Marinho sobre ideias que mudariam seguro-desemprego
Nota tecnica 09 conalis mpt resumo
Procurador do Trabalho resume principais pontos da Nota Técnica nº 09 da Conalis; entenda
TRT 15 Campinas
Há 80 anos, caso de assédio moral inaugurou Justiça do Trabalho em Campinas
atualização cadastro sindical 2024
Prazo para atualizar cadastro sindical no MTE termina em dezembro; saiba como