CSB-PR participa do protesto contra PL 4330 em Curitiba

Além da mobilização, as centrais sindicais participaram de uma audiência pública para discutir formas de barrar o projeto de terceirização     

A CSB-PR participou nessa quarta (6), em Curitiba, das mobilizações das Centrais Sindicais contra as propostas contidas no Projeto de Lei (PL) 4330, que prevê a terceirização do trabalho em todos os níveis. O PL tramita na Câmara Federal e pode ser votado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) já no dia 14 de agosto.

O presidente da CSB-PR, Juvenal Pedro Cim, durante o ato na capital paranaense, lembrou o perigo que o PL 4330 representa a toda a classe trabalhadora.  “O modelo de terceirização previsto no projeto coloca em risco os direitos trabalhistas conquistados desde a implantação da CLT”, explicou.

Segundo ele, somente com a união das centrais e com a mobilização dos trabalhadores em todo país, o PL 4330 pode ser derrotado no Congresso Nacional.

Um dos pontos divergentes entre trabalhadores, empresários e o governo é a terceirização das chamadas atividades fins, que seriam legalizadas caso o projeto vire lei. No Brasil são 12 milhões de trabalhadores terceirizados que serão afetados, o que representa mais de 20% dos trabalhadores brasileiros com carteiras assinadas.

O dirigente também enfatiza que a próxima rodada de negociação está prevista para o dia 12 de agosto, em Brasília. “Mesmo com a proposta apresentada pelo governo que procura incorporar as propostas dos trabalhadores, dos empregadores e do relator. Os trabalhadores não estão interessados na aprovação do PL 4330, que só servirá aos interesses do empresariado”, destaca o presidente da CSB-PR.

Audiência

Em 5 de agosto, a CSB-PR esteve presente na audiência com prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT). Além da CSB, o prefeito recebeu as outras seis centrais sindicais que foram até Fruet buscar apoio para impedir a aprovação do PL 4330.

Protesto CSB-PR

O prefeito se comprometeu a ajudar as centrais na batalha para barrar a terceirização no País, inclusive pedindo apoio aos parlamentares do PDT e da base aliada do governo Dilma Rousseff para votar contra o projeto.

Na audiência com o prefeito, o presidente da CSB-PR reivindicou melhorias de mobilidade social na cidade, especialmente no transporte coletivo de Curitiba, que já foi considerado o melhor do Brasil.

Fruet acenou com a possibilidade de discutir com as centrais não somente as propostas e as pautas trabalhistas, como também outros problemas que afetam diretamente os trabalhadores curitibanos: saúde, educação, transportes e habitação.

Fonte: CSB-PR

Compartilhe:

Leia mais
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso
painel 5 encontro executiva nacional csb 2025
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 5 – Agenda parlamentar sindical; assista