CSB-PR participa do protesto contra PL 4330 em Curitiba

Além da mobilização, as centrais sindicais participaram de uma audiência pública para discutir formas de barrar o projeto de terceirização     

A CSB-PR participou nessa quarta (6), em Curitiba, das mobilizações das Centrais Sindicais contra as propostas contidas no Projeto de Lei (PL) 4330, que prevê a terceirização do trabalho em todos os níveis. O PL tramita na Câmara Federal e pode ser votado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) já no dia 14 de agosto.

O presidente da CSB-PR, Juvenal Pedro Cim, durante o ato na capital paranaense, lembrou o perigo que o PL 4330 representa a toda a classe trabalhadora.  “O modelo de terceirização previsto no projeto coloca em risco os direitos trabalhistas conquistados desde a implantação da CLT”, explicou.

Segundo ele, somente com a união das centrais e com a mobilização dos trabalhadores em todo país, o PL 4330 pode ser derrotado no Congresso Nacional.

Um dos pontos divergentes entre trabalhadores, empresários e o governo é a terceirização das chamadas atividades fins, que seriam legalizadas caso o projeto vire lei. No Brasil são 12 milhões de trabalhadores terceirizados que serão afetados, o que representa mais de 20% dos trabalhadores brasileiros com carteiras assinadas.

O dirigente também enfatiza que a próxima rodada de negociação está prevista para o dia 12 de agosto, em Brasília. “Mesmo com a proposta apresentada pelo governo que procura incorporar as propostas dos trabalhadores, dos empregadores e do relator. Os trabalhadores não estão interessados na aprovação do PL 4330, que só servirá aos interesses do empresariado”, destaca o presidente da CSB-PR.

Audiência

Em 5 de agosto, a CSB-PR esteve presente na audiência com prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT). Além da CSB, o prefeito recebeu as outras seis centrais sindicais que foram até Fruet buscar apoio para impedir a aprovação do PL 4330.

Protesto CSB-PR

O prefeito se comprometeu a ajudar as centrais na batalha para barrar a terceirização no País, inclusive pedindo apoio aos parlamentares do PDT e da base aliada do governo Dilma Rousseff para votar contra o projeto.

Na audiência com o prefeito, o presidente da CSB-PR reivindicou melhorias de mobilidade social na cidade, especialmente no transporte coletivo de Curitiba, que já foi considerado o melhor do Brasil.

Fruet acenou com a possibilidade de discutir com as centrais não somente as propostas e as pautas trabalhistas, como também outros problemas que afetam diretamente os trabalhadores curitibanos: saúde, educação, transportes e habitação.

Fonte: CSB-PR

Compartilhe:

Leia mais
Ainda Estou Aqui melhor filme oscar
Indicado a Melhor Filme no Oscar, Ainda Estou Aqui faz história resgatando trauma da ditadura militar
negociação coletiva reajuste acima inflação dieese 2024
Dieese: Reajuste salarial foi acima da inflação em 85% das negociações coletivas em 2024
Sinplalto filiação CSB
Sindicato dos Servidores Municipais da Microrregião de Araxá anuncia filiação à CSB: "nova fase"
vagas emprego sine carteira de trabalho digital
Vagas de emprego do Sine estão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Luiz Marinho destaca conquistas lideradas pelo Ministério do Trabalho em 2024
Sindpd aciona empresas que usam desoneração sem enquadramento sindical
Sindpd-SP inicia processos contra empresas que utilizam desoneração sem enquadramento correto
intercambio sindical em Washington
Sindicalistas do Brasil e dos EUA trocam experiências em programa de intercâmbio em Washington
INSS pagamento automatico auxilio doença
INSS suspende bloqueio de pagamento do benefício por falta de comprovação de vida
fake news não há nova contribuição sindical
Ao contrário do que diz a imprensa, não há nova contribuição sindical em discussão no país
reunião dieese servidores públicos
Servidor público, participe de reunião estratégica na defesa de seus direitos; acesse o link