Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB-PR e SENALBA-PR realizam comemoração unificada de 1º de maio

CSB-PR e SENALBA-PR realizam comemoração unificada de 1º de maio

Evento foi marcado pela defesa dos direitos da classe trabalhadora e a comemoração dos 70 anos da CLT

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) no Paraná comemorou o Dia do Trabalho em conjunto com o SENALBA-PR e com a Associação dos Funcionários do SESC e SENAC Paraná. A festa de confraternização, que reuniu mais de 250 trabalhadores, foi realizada na Chácara São Vicente, em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba. A Central fez ainda um ato em Ponta Grossa, que contou com a participação de mais de 150 trabalhadores na sede do SENALBA-Ponta Grossa.

O coordenador-geral da CSB-PR, Juvenal Pedro Cim, informou que pela primeira na vez na história a Central, o SENALBA e as duas associações se reuniram para promover o 1º de maio unificado. “A ideia é ampliar, para que em 2014 mais trabalhadores participem das festividades do Dia do Trabalho. Foi apenas um ensaio, um teste para outras atividades que realizaremos em conjunto”, comemorou o coordenador.

Apesar do clima festivo e de descontração, o Juvenal Cim, na sua saudação, falou aos trabalhadores que 1º de maio é um dia de luta. “A classe trabalhadora jamais poderá esquecer que o Dia do Trabalho no Brasil e no mundo se transformou num dia específico para lembrar que o ideal dos mártires de Chicago continua vivo, e que temos ainda tem muito a conquistar e, especialmente, garantir seus direitos sagrados e básicos, como a manutenção da CLT, que hoje completa 70 anos”, disse.

O coordenador-geral da CSB-PR destacou também a importância da união da classe trabalhadora para lutas que ainda estarão na pauta dos trabalhadores, como as reivindicações históricas do movimento sindical pela redução da jornada para 40 horas semanais, fim do fator previdenciário e melhores condições de trabalho e salário.

Para Juvenal Cim, o movimento sindical brasileiro tem propostas para o país superar a crise, gerar riqueza e emprego, e distribuição de renda. “A saída é reduzir juros, o spread bancário, a reforma tributária, controle da inflação e a volta do crescimento econômico vigoroso”, concluiu.

Fonte: SENALBA-PR

Veja a galeria de fotos do 1º de maio no Paraná