Central defenderá a manutenção de direitos previdenciários já conquistados pelos trabalhadores
A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) participa nesta segunda-feira, dia 16, de reunião com o presidente interino Michel Temer, em Brasília, para tratar de temas relacionados à reforma da Previdência. A CSB será representada por seu presidente, Antonio Neto. O encontro, previsto para ocorrer no Palácio do Planalto, reunirá as maiores centrais sindicais do País.
O presidente da CSB avaliou como importante a abertura sinalizada por Temer para que as entidades sindicais tenham voz ativa no processo. Neto ressaltou ainda que a CSB manterá a posição já defendida antes, de continuidade dos direitos previdenciários conquistados e consolidados. “Somos contra qualquer tipo de retrocesso que possa prejudicar os trabalhadores”, diz.
A possibilidade de mudanças na Previdência fez parte de um documento entregue a Temer por um grupo de centrais sindicais, dentre elas a CSB, em abril. Na ocasião, Neto participou de uma reunião com Temer ao lado de dirigentes da Força Sindical, da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST).
O documento assinado pelas centrais elencou 18 demandas prioritárias, incluindo a contrariedade à retirada de direitos na reforma da Previdência.
Outros tópicos importantes foram a implantação urgente de uma política de desenvolvimento nacional, mudanças e redirecionamento da política econômica, redução das taxas de juros e correção da tabela do Imposto de Renda. “Defendemos uma pauta que permita ao País voltar a crescer e a gerar empregos”, afirma o presidente da CSB.