CSB participa da 4ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Entre o domingo (27) e quarta-feira (30), a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) participa da 4ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). A Conferência, que é promovida pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério dos Direitos Humanos (SEPPIR/MDH) e pelo Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), terá como tema central “O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos”.

Representante da CSB é eleita delegada estadual e participará da Conferência Nacional da Igualdade Racial

A CSB enviou à 4ª CONAPIR, Priscila Nunes Rozon, que foi eleita delegada na Conferência realizada em janeiro deste ano em São Paulo. Priscila foi à Conferência como representante da Secretaria Nacional da Igualdade Racial da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).

Orgulho 

“Cheguei aqui pelo trabalho e tenho orgulho de falar isso, sou administradora da Qualitrabalho/Unilivre, moradora do primeiro quilombo urbano do País, o Quilombo Brotas, em Itatiba” falou a delegada.

CSB participa da 4ª Conferência Estadual de Igualdade Racial

“Hoje tenho orgulho de falar que represento as mulheres, negras, quilombolas e a CSB Mulher na 4ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial”, destacou Priscila.

A 4ª CONAPIR tem como principais objetivos: promover o respeito, a proteção e a concretização dos direitos humanos da população afrodescendente; fortalecer ações relacionadas à igualdade de direitos e a participação em todos os aspectos da sociedade brasileira; promover maior conhecimento e respeito ao legado, cultura e contribuições dos povos e comunidades tradicionais; e fortalecer o cumprimento de tratados e convenções internacionais relacionados aos direitos dos afrodescendentes.

Durante a conferência, os delegados debaterão propostas em torno de quatro subtemas: do reconhecimento dos afrodescendentes; da garantia de justiça aos afrodescendentes; do desenvolvimento dos afrodescendentes; e discriminação múltipla ou agravada dos afrodescendentes.

Desde o ano passado foram realizadas 24 conferências estaduais e a Plenária Nacional Quilombola com a eleição de 825 delegados de todo o país que representarão a sociedade civil e os governos, com objetivo de fortalecimento do diálogo e à cooperação entre os parceiros, governamentais e não governamentais, que buscam promover as políticas públicas de igualdade racial.

O tema e os respectivos subtemas são norteados pelo Plano Plurianual 2016-2019 e pelo Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial (PLANAPIR), regulamentado pelo Decreto 6.872, com objetivo de consolidar a transversalidade das políticas para a população negra e de superação do racismo.

Fonte: CSB-SP

Compartilhe:

Leia mais
Sinplalto filiação CSB
Sindicato dos Servidores Municipais da Microrregião de Araxá anuncia filiação à CSB: "nova fase"
vagas emprego sine carteira de trabalho digital
Vagas de emprego do Sine estão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Luiz Marinho destaca conquistas lideradas pelo Ministério do Trabalho em 2024
Sindpd aciona empresas que usam desoneração sem enquadramento sindical
Sindpd-SP inicia processos contra empresas que utilizam desoneração sem enquadramento correto
intercambio sindical em Washington
Sindicalistas do Brasil e dos EUA trocam experiências em programa de intercâmbio em Washington
INSS pagamento automatico auxilio doença
INSS suspende bloqueio de pagamento do benefício por falta de comprovação de vida
fake news não há nova contribuição sindical
Ao contrário do que diz a imprensa, não há nova contribuição sindical em discussão no país
reunião dieese servidores públicos
Servidor público, participe de reunião estratégica na defesa de seus direitos; acesse o link
Fessergs toma posse no conselho do IPE Saude
Presidente e vice-presidente da Fessergs tomam posse como conselheiros do IPE Saúde
TST novas regras recursos
Admissibilidade de recursos no TST tem novas regras a partir de fevereiro; saiba o que muda