CSB participa da 4ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Entre o domingo (27) e quarta-feira (30), a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) participa da 4ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). A Conferência, que é promovida pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério dos Direitos Humanos (SEPPIR/MDH) e pelo Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), terá como tema central “O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos”.

Representante da CSB é eleita delegada estadual e participará da Conferência Nacional da Igualdade Racial

A CSB enviou à 4ª CONAPIR, Priscila Nunes Rozon, que foi eleita delegada na Conferência realizada em janeiro deste ano em São Paulo. Priscila foi à Conferência como representante da Secretaria Nacional da Igualdade Racial da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).

Orgulho 

“Cheguei aqui pelo trabalho e tenho orgulho de falar isso, sou administradora da Qualitrabalho/Unilivre, moradora do primeiro quilombo urbano do País, o Quilombo Brotas, em Itatiba” falou a delegada.

CSB participa da 4ª Conferência Estadual de Igualdade Racial

“Hoje tenho orgulho de falar que represento as mulheres, negras, quilombolas e a CSB Mulher na 4ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial”, destacou Priscila.

A 4ª CONAPIR tem como principais objetivos: promover o respeito, a proteção e a concretização dos direitos humanos da população afrodescendente; fortalecer ações relacionadas à igualdade de direitos e a participação em todos os aspectos da sociedade brasileira; promover maior conhecimento e respeito ao legado, cultura e contribuições dos povos e comunidades tradicionais; e fortalecer o cumprimento de tratados e convenções internacionais relacionados aos direitos dos afrodescendentes.

Durante a conferência, os delegados debaterão propostas em torno de quatro subtemas: do reconhecimento dos afrodescendentes; da garantia de justiça aos afrodescendentes; do desenvolvimento dos afrodescendentes; e discriminação múltipla ou agravada dos afrodescendentes.

Desde o ano passado foram realizadas 24 conferências estaduais e a Plenária Nacional Quilombola com a eleição de 825 delegados de todo o país que representarão a sociedade civil e os governos, com objetivo de fortalecimento do diálogo e à cooperação entre os parceiros, governamentais e não governamentais, que buscam promover as políticas públicas de igualdade racial.

O tema e os respectivos subtemas são norteados pelo Plano Plurianual 2016-2019 e pelo Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial (PLANAPIR), regulamentado pelo Decreto 6.872, com objetivo de consolidar a transversalidade das políticas para a população negra e de superação do racismo.

Fonte: CSB-SP

Compartilhe:

Leia mais
Chapa 1 fenapef
Chapa 1 vence eleição para diretoria da Fenapef com 62% dos votos válidos; veja resultados
STF pauta ações trabalhistas
Servidores públicos podem ser contratados via CLT e outros regimes, valida STF; entenda
reunião juizes de paz bahia csb
CSB-BA apoia regulamentação da profissão de juiz de paz em reunião com governo do estado
pesquisa prioridades profissinais de TI Fenati
Fenati chama profissionais de TI para definir prioridades de atuação dos sindicatos; saiba
juros altos famílias endividadas
Juros altos mantêm famílias endividadas, diz CNC; Copom deve elevar Selic nesta quarta
audiencia ministério do trabalho prevenção acidentes motociclistas
Audiência no MTE discute prevenção de acidentes com motociclistas profissionais
Debate ALMG PL 2238 servidores Ipsemg
Na ALGM, Sindicato dos Servidores do Ipsemg defende valorização da carreira
Luiz Marinho nega mudança seguro-desemprego
"Deveriam estudar legislação", diz Marinho sobre ideias que mudariam seguro-desemprego
Nota tecnica 09 conalis mpt resumo
Procurador do Trabalho resume principais pontos da Nota Técnica nº 09 da Conalis; entenda
TRT 15 Campinas
Há 80 anos, caso de assédio moral inaugurou Justiça do Trabalho em Campinas