Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB-Paraná se encontra com a Secretária do Trabalho de Curitiba

CSB-Paraná se encontra com a Secretária do Trabalho de Curitiba

Na reunião, a representante do SMTE expôs o cenário da atual gestão

O coordenador-geral da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Juvenal Pedro Cim e  representantes de outras  centrais sindicais estiveram reunidos com a vice-prefeita de Curitiba e secretária municipal do Trabalho e Emprego (SMTE), Mirian Gonçalves. Ela apresentou aos dirigentes sindicais um diagnóstico inicial da secretaria que pautará a gestão para os próximos 100 dias.

De acordo com o coordenador-geral CSB no Estado, entre as propostas apresentadas pelos representantes das centrais sindicais estão a definição de orçamento específico para qualificação dos trabalhadores e a criação de um Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Social com a participação de todas as centrais.

“O mercado de trabalho em Curitiba está exigindo dos trabalhadores maior qualificação”. Segundo Juvenal Cim, inúmeras vagas de emprego deixam de ser preenchidas por que o candidato não tem conhecimento e qualificação necessários para ocupar o posto de trabalho oferecido. Para o dirigente da CSB, o investimento em qualificação deve ser uma das prioridades da Secretaria Munuicipal do Trabalho

A secretária do Trabalho reafirmou que a participação e o diálogo franco e aberto com os representantes de todas as centrais serão a sua marca à frente da SMTE. Outro objetivo é elaborar uma agenda de trabalho em conjunto com o Estado, estreitando a relação institucional em prol dos interesses dos trabalhadores.

Mirian Gonçalves informou aos sindicalistas a intenção de melhorar o espaço físico dos postos do Sine, que funcionam nas Ruas da Cidadania. Ela também informou que a sede da secretaria mudará em breve da Rua Barão do Rio Branco, onde não dispõe de condições adequadas de trabalho, para a Rua da Glória.

Além de Juvenal Cim, também  participaram do encontro o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Paulo Rossi; da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Denilson Pestana da Costa; o diretor da Força Sindical, Nelson Silva de Souza; e o presidente da Central Geral dos Trabalhadores no Paraná (CGTB), Paulo Langner. A Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT) justificou a ausência, afirmando que estava envolvida em outras atividades.

Fonte: CSB-Paraná