Central apoia e luta pela igualdade entre homens e mulheres
A CSB e as centrais sindicais promoverão a comemoração do Dia Internacional da Mulher com um evento que deve reunir mais de 5 mil trabalhadoras do Estado do Rio de Janeiro e será realizado no próximo domingo (8), na Quinta da Boa Vista. Também estão programados shows artísticos para a celebração da data; as atividades começam às 10h e terminam às 15h.
Segundo Maria Barbara da Costa, vice-presidente da CSB e presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimento de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, a escolha do local tem por objetivo fazer com que toda a família celebre a data e se conscientize sobre a importância e o papel da mulher na sociedade.
As sindicalistas também farão um manifesto contra a discriminação da mulher no mercado de trabalho. “Apesar de ter a mesma carga horária de trabalho que o homem, a mulher tem um salário menor. Vamos usar a força da CSB para mudar este cenário. Vamos lutar para que as oportunidades sejam iguais entre homens e mulheres em todo o Brasil”, disse Maria Barbara.
Durante o evento serão oferecidos serviços de saúde e sociais às mulheres. As dirigentes sindicais vão distribuir uma cartilha que orienta as mulheres sobre os seus direitos e repudia a violência.
Bandeira de luta
Entre as pautas da Secretaria para as Mulheres da CSB estão a aposentadoria especial, maior participação da mulher na política e a igualdade de gênero no trabalho. Hoje, as mulheres chegam a ganhar 30% a menos que os homens que ocupam o mesmo cargo.