Cerca de 400 trabalhadores do município de Matutina serão beneficiados com a criação da entidade
Os servidores públicos da cidade de Matutina, localizada no Alto do Paranaíba, Minas Gerais, conseguiram um relevante avanço na luta pelos seus direitos. Na última quinta-feira (18/06), foi fundado o Sindicato dos Servidores Públicos do município, umas das dez regiões de planejamento do Estado de MG. A entidade já nasce filiada à CSB e à Federação Única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais (Feserp/MG).
Para representar a Central na cerimônia de fundação, esteve presente o diretor da CSB e presidente da Feserp/MG Cosme Nogueira, que ressaltou a importância do novo Sindicato para vencer o antagonismo à organização dos trabalhadores na cidade. “É um ato de coragem dos servidores porque há forte resistência à prática sindical na região”, afirma Nogueira.
De acordo com o diretor, forças contrárias à constituição da Entidade amedrontam a categoria com ameaças de retaliação a quem participar do Sindicato. Para o presidente da Feserp/MG, “o maior desafio é mostrar a cara e coibir essas práticas de abuso moral contra os trabalhadores, ou seja, vencer a resistência. A CSB e a Federação estão nesta luta no Estado de Minas Gerais para romper barreiras”.
A bandeira levantada pela Central é contra o assédio moral sofrido pelos servidores públicos de Matutina e a favor de tomadas de decisões coletivas. Em busca do fim do relacionamento unilateral que favorece apenas a prefeitura da cidade, a agente administrativa municipal Eudineia Maria Martins (foto) foi eleita presidente do Sindicato.
Cosme Nogueira aproveita para parabenizar a iniciativa da CSB e da Feserp/MG, que beneficia cerca de 400 trabalhadores. “Eu me sinto muito feliz por ajudar e contribuir com os avanços desta pequena cidade. A Central e a Federação estão de parabéns por apoiar os Sindicatos pelo Brasil afora”, congratula o diretor.