Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB e Conamm realizam plenária para discutir segurança no trabalho

CSB e Conamm realizam plenária para discutir segurança no trabalho

O encontro contou com a palestra de especialistas, que explicaram ministraram palestra sobre as Normas Reguladoras

Na manhã desta quinta-feira (01), a Central dos Sindicato Brasileiros (CSB) e Confederação Nacional dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral e Logística (Conamm) organizou uma videoconferência para discutir as Normas Regulamentadoras (NRs) e a prevenção dos acidente de trabalho. 

O encontro teve como alicerce as palestras do médico do trabalho Rodrigo Xavier e do auditor fiscal e Subsecretário de Inspeção do Trabalho Rômulo Machado e Silva.

Durante sua fala, Rodrigo Xavier explicou a trajetória das NRs, desde como elas têm sido atacadas durante o atual governo, até os direitos e obrigações que cada uma delas garante aos trabalhadores e empregadores do Brasil. “Um funcionário, por exemplo, tem o direito de interromper as suas atividades laborais e entrar em contato com um superior hierárquico caso avalie que existe risco em seu ambiente de trabalho.” 

Já Rômulo Machado ressaltou a importância de uma ação eficiente na luta pelas boas condições de trabalho. “Eu entendo como fundamental que os especialistas em segurança dos trabalhadores dialoguem com lideranças trabalhistas. Além disso, devemos traçar estratégias baseadas em dados. É importante agirmos de uma maneira mais proativa, apontando caminhos, e menos reativa.” 

Sandro Jadir, liderança da CSB em Goiás e um dos organizadores da palestra, reforçou a necessidade de uma atuação técnica quando se trata de segurança no trabalho. “Devemos ter uma atuação técnica, independente com atuação política. A prioridade deve ser a saúde e a segurança no ambiente laboral.”

Já Paulo Oliveira, secretário de mobilização da CSB, elogiou os movimentos sindicais e trabalhistas pelo constante trabalho em defesa da classe trabalhadora. “Mesmo diante deste cenário de pandemia, as lideranças têm fortalecido a luta dos trabalhadores.”