CSB defende organização das cadeias produtivas da região Norte

Encontro, que reuniu lideranças sindicais, foi realizado nos dias 6 e 7 em Porto Velho

A 1ª secretária do Meio Ambiente da CSB e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carneiro, Manaus e Iranduba (SINDRURAL/AM), Maria Lucinete Nicacio de Lima, destacou a importância da organização das cadeias produtivas na região Norte durante encontro de lideranças sindicais, nos dias 6 e 7, em Porto Velho (RO).

Os representantes dos sete estados da região debateram, principalmente, as cadeias do frango, do mel, do ovo, do açaí e do cupuaçu. “A organização é através das cooperativas e associações. Algumas cooperativas existem e outras nós ajudaremos a criar. A organização possibilita legalizar e vender pelo Plano de Aquisição de Alimentos (PAA), [programa do governo federal que facilita a comercialização direta de produtos de pequenos agricultores ou grupos]”, afirmou a dirigente.

Na avaliação da secretária, as cooperativas e associações possibilitam maior qualidade no grupo e deixam o processo padronizado por meio de selo que atesta a origem e validade.

Durante as falas, os presentes mostraram a preocupação com a venda de orgânicos, que, segundo Maria Lucinete, “são a nova chama do mercado internacional”, além de serem mais saudáveis. “A proposta é trabalhar o produto orgânico mais barato que vá de acesso ao consumidor”, explicou.

Na próxima reunião, as lideranças irão apresentar os resultados de cada estado. “O objetivo é conseguir reunir em uma única visão voltada para as cadeias produtivas. Fazia mais de oito anos que não se discutia isso na região”, disse.

Compartilhe:

Leia mais
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos
repúdio arminio fraga congelar salário mínimo
CSB repudia fala de Armínio Fraga: congelar salário mínimo é condenar milhões à miséria