Encontro, que reuniu lideranças sindicais, foi realizado nos dias 6 e 7 em Porto Velho
A 1ª secretária do Meio Ambiente da CSB e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carneiro, Manaus e Iranduba (SINDRURAL/AM), Maria Lucinete Nicacio de Lima, destacou a importância da organização das cadeias produtivas na região Norte durante encontro de lideranças sindicais, nos dias 6 e 7, em Porto Velho (RO).
Os representantes dos sete estados da região debateram, principalmente, as cadeias do frango, do mel, do ovo, do açaí e do cupuaçu. “A organização é através das cooperativas e associações. Algumas cooperativas existem e outras nós ajudaremos a criar. A organização possibilita legalizar e vender pelo Plano de Aquisição de Alimentos (PAA), [programa do governo federal que facilita a comercialização direta de produtos de pequenos agricultores ou grupos]”, afirmou a dirigente.
Na avaliação da secretária, as cooperativas e associações possibilitam maior qualidade no grupo e deixam o processo padronizado por meio de selo que atesta a origem e validade.
Durante as falas, os presentes mostraram a preocupação com a venda de orgânicos, que, segundo Maria Lucinete, “são a nova chama do mercado internacional”, além de serem mais saudáveis. “A proposta é trabalhar o produto orgânico mais barato que vá de acesso ao consumidor”, explicou.
Na próxima reunião, as lideranças irão apresentar os resultados de cada estado. “O objetivo é conseguir reunir em uma única visão voltada para as cadeias produtivas. Fazia mais de oito anos que não se discutia isso na região”, disse.