Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB conquista índice de aferição de 7,43%

CSB conquista índice de aferição de 7,43%

Decisão publicada pelo Ministério do Trabalho no Diário Oficial, em 8 de janeiro, ratifica o expressivo crescimento da Central nos últimos anos

O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou, no dia 8 de janeiro, os índices de representatividade das centrais sindicais. A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) conquistou o reconhecimento no MTE com 7,43%.

Publicada no Diário Oficial da União, a aferição ratifica e consolida a CSB como uma das centrais sindicais que mais cresceram nos últimos anos. Desde o início de 2012, quando um grupo de dirigentes decidiu fortalecer uma alternativa de organização para os trabalhadores brasileiros, a Central criou corpo e estrutura que lhe permitiram formar uma ampla de rede de representação da classe trabalhadora em todo o Brasil. O Congresso Extraordinário da CSB, realizado em fevereiro de 2012, na cidade de Guarulhos (SP), que elegeu Antonio Neto como presidente, consolidou este trabalho.

Clique aqui e leia o despacho do ministro Manoel Dias no Diário Oficial da União

A conquista da representatividade se deve ao empenho das entidades filiadas, que levam o nome da CSB em seus movimentos de lutas. Tão importante quanto a existência da Central e seu trabalho atuante nacionalmente, o reconhecimento junto ao MTE é o esforço que os dirigentes fizeram e fazem para fortalecer ainda mais o nome e os ideais da CSB.

Esta força atuante permitiu que a entidade sempre participasse dos principais fóruns e eventos que discutiram os assuntos mais importantes na realidade dos trabalhadores. Segundo o presidente Antonio Neto, o índice de representatividade ampliará ainda mais o poder de atuação e a força de trabalho da CSB em todos os recantos do País. “A CSB tem tido uma postura firme e independente, ativa e presente nas principais lutas dos sindicatos do País. O reconhecimento é importante, porém, para nós, é o resultado direto do empenho e dedicação dos dirigentes da nossa central que superaram as dificuldades para construir uma central nova, que chegou para fortalecer a unidade dos trabalhadores na defesa e ampliação dos seus direitos”, disse.

A CSB começa 2015 disposta a aumentar sua base de luta, conquistando sindicatos e federações dispostos a batalhar para destravar a pauta trabalhista no Congresso Nacional e para levar aos trabalhadores a consciência de que é o povo brasileiro o maior responsável pelo desenvolvimento do Brasil.

 Veja abaixo tabela com a relação dos índices obtidos pelas centrais sindicais.

tabela centrais