Central participa de encontro na Câmara dos Deputados para debater melhorias e reestruturação nas forças policiais
Representantes das forças policiais de todo o Brasil se reuniram, na manhã de hoje, no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, para apresentar e discutir propostas de reformulação do sistema de Segurança Pública brasileira.
A CSB representada pelo Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal – SINDIPOL/DF destacou a importância de unir as diversas forças policiais no combate à criminalidade e à corrupção e cobrou ações reestruturantes em que se busque modelos e boas práticas em países onde a segurança pública seja efetiva.
Tanto a sociedade brasileira quanto os profissionais de segurança pública clamam por mudanças e por uma segurança de qualidade e mais eficiente. É fundamental que haja diálogo entre a sociedade, as forças policiais e o governo, mais ainda, é importante que as propostas sejam analisadas e efetivadas.
Flávio Werneck, vice-presidente da CSB e presidente do SINDIPOL/DF, destacou a situação real do caos em segurança vivido pela população brasileira e pelos policiais, destacou a gravidade do setor e da crise que se arrasta ano após ano, sem que se busque reais soluções. Ressaltou que é necessário bem mais que projetos periféricos, que não enfrentam o problema de segurança. Para resolver a crise é necessário ter coragem de efetivar propostas que vão resgatar a segurança e trazê-la para o século XXI “A nossa segurança pública cada vez mais, tem índices de violência aumentados em todo o país e precisamos encarar essa situação. Trazer o que há de melhor em segurança público para o país, para isso precisamos ter coragem, o executivo até hoje não teve coragem de sentar com os representantes das polícias para um diálogo franco, propositivo e efetivo. Precisamos ir para além de reuniões, temos que buscar um modelo de segurança pública que prime pela prestação de serviço de qualidade para a sociedade. Devemos discutir o ciclo completo de polícia, ingresso único nas carreiras policiais para pautar o conhecimento técnico aliado ao conhecimento empírico. Discutir um a efetiva polícia de soberania”. Em sua fala final, Flávio questionou quando a segurança pública brasileira será levada a sério?
Fonte: SINDIPOL/DF