Órgão estava há 20 anos com gestores na linha de frente, e agora ganhou mais pluralidade e fôlego
Depois de 20 anos na mão de gestores, o Conselho Estadual de Saúde do Piauí tem uma nova configuração de diretoria, que agora tem trabalhadores, entidades e usuários à frente do órgão no Estado. O conselho tem poder deliberativo com a prestação de contas, programas e projetos do setor.
O coordenador da CSB Piauí e diretor do Sindicato Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias do Piauí (Sindeacs-PI), Manoel Cruz Castro, está na nova diretoria administrativa do conselho, que tomou posse nesta quarta-feira (11). O dirigente, que também representa a CSB no órgão, assumirá uma comissão responsável por capacitar os conselhos municipais para ações e funções.
“Vamos fazer esse trabalho de explicar para os municípios o que é um conselho e qual é a função. Essa conscientização é importante porque o conselho não está lá só para assinar papel, pelo contrário. A pauta, as propostas e programas têm que ser olhados, discutidos e questionados”, explica Cruz Castro.
O diretor do Sindeacs-PI está satisfeito com a mudança na diretoria administrativa e diz que agora vai acompanhar e cobrar uma transformação na postura do conselho. “É a hora de olhar para o SUS e fazer com que ele seja realmente para o pobre e sem desvios de verbas. Esse foi um caminho difícil. De 32 votos tivemos 17, e conseguimos vencer pessoas que estavam há 20 anos aqui. Vamos transformar e executar mudanças efetivas”. Os conselheiros terão mandato de dois anos.