Conselhão debate reforma tributária – O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o Conselhão, instalou nesta segunda-feira (03) a Comissão Temática de Assuntos Econômicos.
Participaram da reunião – em Brasília – ministros, o secretário-executivo do colegiado, Paulo Pereira, além de conselheiros e conselheiras da Comissão.
LEIA: Lula sanciona hoje lei de igualdade salarial entre homens e mulheres
Representando o Ministério da Fazenda, Guilherme Mello apresentou as linhas da política econômica do governo federal, enquanto Alexandre Padilha, ministro de Relações Institucionais, ressaltou a importância da aprovação da Reforma Tributária e do voto de qualidade do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF).
Secretário Especial de Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy apresentou os pontos principais do texto que deve ser votado, nesta semana, pela Câmara dos Deputados.
Assista reunião, na íntegra:
A reunião foi marcada por duras críticas à política de juros do Banco Central (BC). A política de neoreindustrialização do governo foi elogiada, mas houve cobrança de uma política de valorização da tecnologia, sobretudo a área de TI nacional.
Presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antonio Neto falou sobre a importância de debater, no âmbito da reforma tributária, quais instrumentos serão propostos em relação a tributação da renda no país.
“A tabela do Imposto de Renda é um ponto importante, para que a gente discuta. A questão da formalização da mão de obra no Brasil é profundamente importante”, disse.
Neto defendeu que a reforma atue para reduzir o processo de ‘pejotização’ nas relações de trabalho no país.
(Foto Capa: Divulgação/CSB)