Central dos Sindicatos Brasileiros

Começa hoje o período para sacar o segundo lote do PIS/Pasep

Começa hoje o período para sacar o segundo lote do PIS/Pasep

Se você trabalhou com registro em carteira no ano de 2018, poderá sacar a partir de hoje o segundo lote do abono salarial. Para os profissionais do setor privado, o saque do PIS está liberado para quem nasceu no mês de agosto. Quanto ao Pasep, poderão sacar o benefício os servidores públicos com número de inscrição com final 1.

Dessa forma, aqueles que sacam o PIS devem levar em conta a data de nascimento, e quem saca o Pasep, o número de inscrição.

O trabalhador não precisa se preocupar em sacar imediatamente o abono, que ficará disponível até o dia 30 de junho de 2020. Quem perder esse prazo, perde o benefício, que irá para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). No entanto, há casos de contribuintes que conseguiram sacar após a data limite.

O teto do valor é o equivalente a um salário mínimo. Assim, quem trabalhou o ano inteiro, terá direito ao valor integral de 998,00, enquanto aqueles que trabalharam durante um mês, a 1/12 do salário.

Terão direito ao benefício aqueles:

  • Que trabalharam com carteira assinada por pelo menos 30 dias durante 2018
  • Ganharam no máximo dois salários mínimos, em média, por mês
  • Estão inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos
  • Cuja empresa informou corretamente os dados ao governo

Quer descobrir se você tem direito ou não? Consulte o site www.caixa.gov.br/PIS, para o PIS. No caso do Pasep, acesse www.bb.com.br/pasep ou ligue para as centrais de atendimento do Banco do Brasil pelos números 4004-0001 (capitais regiões e metropolitanas), 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088.

Escrito por Caio Simidzu