Central dos Sindicatos Brasileiros

Combate ao racismo nas empresas é pauta de videoconferência

Combate ao racismo nas empresas é pauta de videoconferência

O encontro contou com a presença das Centrais Sindicais, que traçaram estratégias para criação de um ambiente laboral livre discriminação racial

A Comissão de Juristas de Combate ao Racismo no Brasil, Grupo de Trabalho da Câmara dos Deputados, realizou na tarde desta sexta-feira (26) uma transmissão ao vivo. O encontro visava discutir e elaborar ações afirmativas de luta contra a discriminação racial no ambiente empresarial. 

Para construir o debate foram convidadas lideranças das Centrais Sindicais – Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB), Nova Central, Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Central Única dos Trabalhadores (CUT). 

A Presidente do Sindicato dos Funcionários de Escola, Viviane dos Santos Pereira, marcou presença representando a CSB. Em sua fala, ela ressaltou o ambiente hostil a que são submetidos os funcionários de escola. “Aqui no Rio Grande do Sul, temos um plano de carreira que muitas vezes não conseguimos dar continuidade, pois os professores não nos permitem ocupar tais espaços.”

Viviane também chamou atenção à uberização, que vem submetendo os trabalhadores a serviços precários. De acordo com a sindicalista, trata-se de uma categoria formada por profissionais jovens e que são expostos a atividades de alto risco e a exploração. 

O assessor parlamentar Ernesto Luís Pereira e o secretário-geral Álvaro Egea também representaram a CSB no encontro. Ernesto denunciou os males que a Reforma da Previdência trouxe para a população negra do Brasil. Álvaro, por sua vez, sugeriu a realização de estudos em conjunto, entre as Centrais Sindicais e o Grupo de Trabalho, para monitorar e elaborar Convenções Coletivos que disponham, em suas cláusulas, de ferramentas de combate ao racismo.