Central dos Sindicatos Brasileiros

Centrais sindicais fazem ato em defesa do valor integral do Auxílio Emergencial

Centrais sindicais fazem ato em defesa do valor integral do Auxílio Emergencial

O evento ocorreu na Avenida Paulista e contou com a presença de lideranças da CSB

A esquina onde se encontram a Avenida Paulista com a Rua Augusta foi palco da reivindicação dos trabalhadores. Na manhã desta terça-feira (03) as centrais sindicais foram às ruas em defesa do valor integral do Auxílio Emergencial e também da desoneração como garantia de emprego.

A manifestação visava, principalmente, pressionar o Congresso Nacional a votar pela restauração da quantia de R$ 600,00, que foi diminuída pela metade após a Medida Provisória 1000. Também foram feitas duras críticas a Jair Bolsonaro, que vem conduzindo de maneira irresponsável o Brasil durante a pandemia de covid-19.

Quem falou pela Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) foi o vice-presidente e líder da seccional de São Paulo, Tiago Pereira, que reforçou as críticas ao Governo Federal. “Nós vemos a situação em que estão os trabalhadores do Brasil. É muito ruim, é muito triste e é muito decepcionante o Governo fazer para ajudar o povo. É chegado o momento de irmos para cima e pressionarmos o Congresso pela desoneração na folha de pagamento e pela manutenção dos 600 reais”.

Além da CSB e das outras centrais sindicais – CTB, CUT, UGT, Força e Nova Central – também compareceram parlamentares e sindicatos representantes de diversas categorias.

Entenda a desoneração

A desoneração reivindicada pelos trabalhadores visa manter os empregos do Brasil. A proposta faz uma alteração na forma como os tributos são cobrados das empresas: se anteriormente onerava-se o salário pago aos trabalhadores, agora o tributo é feito em parte do faturamento das empresas.