Central dos Sindicatos Brasileiros

Centrais repudiam ameaça de morte a sindicalista e cobram prefeito de Joinville

Centrais repudiam ameaça de morte a sindicalista e cobram prefeito de Joinville

Centrais repudiam ameaça de morte a sindicalista – As seis centrais sindicais brasileiras assinaram conjuntamente dois documentos cobrando punição aos envolvidos na ameaça de morte que a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville e Região, Jane Becker, sofreu após denunciar uma empresa contratada pelo município. 

Além da nota de repúdio pública, as centrais enviaram um ofício ao prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), pedindo também proteção à Jane Becker. 

Confira a íntegra da nota abaixo: 

As Centrais Sindicais signatárias repudiam veementemente a ameaça sofrida pela dirigente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville e Região, Jane Becker, e esperam das autoridades públicas a investigação e punição de todos os envolvidos, bem como requerem à Prefeitura Municipal de Joinville que ofereça proteção à presidente do sindicato, que é também servidora daquele município.  

Dois dias antes, Jane Becker havia denunciado a realização de obra contratada pela prefeitura municipal de Joinville onde os trabalhadores terceirizados se encontravam sem condições dignas de trabalho.  

A ameaça sofrida pela representante dos trabalhadores daquela cidade é um atentado contra o exercício das atividades sindicais que têm como pressuposto básico a defesa de melhores condições de trabalho às pessoas e configuram ainda crime a ser punido exemplarmente para que seja assegurado à dirigente a sua integridade física e psicológica, bem como suas prerrogativas sindicais.  

O caso requer apuração e denúncia dos envolvidos no ato criminoso, tanto os agentes quanto os seus mandantes.  

De igual forma, além das medidas penais, as Centrais cobram da prefeitura municipal que ofereça a proteção necessária à servidora que se encontra no exercício de funções previstas na Constituição Federal em defesa de toda a sociedade de Joinville e região e, para tanto, encaminharam ofício ao Prefeito Municipal, Adriano Silva, do Partido Novo.  

São Paulo, 3 de março de 2023  

Antonio Neto, Presidente da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) 

Sérgio Nobre, Presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores) 

Miguel Torres, Presidente da Força Sindical 

Ricardo Patah, Presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores) 

Adilson Araújo, Presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) 

Moacyr Auersvald, Presidente da NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores)