Central dos Sindicatos Brasileiros

Centrais indicam nome de jurista negra para o STF em encontro com ministro

Centrais indicam nome de jurista negra para o STF em encontro com ministro

Centrais indicam nome de jurista negra para o STF – Lideranças das centrais sindicais e movimentos populares do Rio Grande do Sul se reuniram na última sexta-feira (1º) com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, em Porto Alegre (RS).

Vice-presidente da CSB-RS e presidente da Fetrammergs (Federação dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral do Rio Grande do Sul), Antônio Roma participou do encontro e contou que o ministro ouviu as demandas dos diversos segmentos ali representados.

Por parte das centrais, as principais pautas foram o próximo nome a ser indicado como ministro do Supremo Tribunal Federal para preencher a vaga da ministra Rosa Weber, que deixa a Corte em outubro, e a revisão de perversidades da reforma trabalhista.

O Fórum das Centrais Sindicais (composto por CSB, CUT, CTB, Força Sindical, UGT e NCST) entregou ao ministro um documento indicando o nome da jurista gaúcha Soraia Rosa Mendes para a próxima vaga do STF.

“Confiamos que a jurista representaria muito bem a sociedade brasileira como mulher, negra, escritora, com saber impecável da nossa Constituição Federal e compromisso com o Estado Democrático de Direito, e esperamos que possa atuar como ministra do STF”, disse Roma.

Os sindicalistas também ressaltaram que é necessário firme apoio do governo a aprovação de projetos que consertem as perversidades da reforma trabalhista, especialmente ao que está sendo construído pelas centrais no Grupo de Trabalho da Negociação Coletiva.