Antonio Neto participa do Encontro Latino-americano em apoio à candidatura de Pedro Castillo

Evento online reuniu secretários gerais e lideranças sindicais do Brasil, Chile, Uruguai e países da América Central e Caribe

Na última quarta-feira (26) foi organizado o Encontro Latino-americano em apoio à candidatura de Pedro Castillo. O evento contou com a participação de secretários gerais e lideranças sindicais do Brasil, Chile, Uruguai e países da América Central e Caribe, reitores de universidades, dirigentes de pequenas e médias empresas do México até o sul da Argentina, além de demais lideranças apoiadoras de Castillo, candidato à presidência da República pelo partido Peru Livre.

Castillo disputa o segundo turno, que será enfrentado no dia 06 de junho, e segue na liderança das pesquisas contra a candidata da extrema direita Keiko Fujimori, pela presidência do país. A campanha do candidato da esquerda inclui comícios abertos e uma proposta voltada para uma nova Convenção Constituinte mediante assembléia, a abertura de um Ministério de Ciência e Tecnologia e a luta contra a corrupção no país.

O candidato detém forte apoio das comunidades rurais do interior do Peru, de grupos indígenas, de populares e especialmente dos mais pobres, parcela da população peruana que mais sofre os efeitos da crise que assola o país nas últimas décadas, intensificada pelos efeitos da pandemia. A crise econômica se deve sobretudo ao modelo liberal estabelecido por Fujimori na década de 1990.

O cenário é acompanhado pela grave crise política que resultou no impeachment de diversos presidentes – três somente em uma semana, no fechamento do Congresso, no desgaste entre o Executivo e o Legislativo, na crise no judiciário, além da Lava Jato que envolveu prisões de vários ex-presidentes ligados ao escândalo Odebrecht e até o suicídio do ex-presidente Alan García.

O presidente da CSB, Antonio Neto, marcou sua participação no evento com fala contundente, compartilhando o que representa a candidatura Fujimori no Peru e a oportunidade do país ter um representante como Castillo, capaz de fortalecer os trabalhadores, retomar a democracia peruana e restabelecer a confiança para a saída da crise.

Neto lembrou que Castillo firmou recentemente o compromisso laboral com a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – CGTP, a fim de alterar o estado de coisas que temos hoje:

“Castillo representa para os brasileiros a luta por uma América Latina plural e democrática, que respeita os trabalhadores e trabalhadoras, mas sob a luta anti-imperialista. E é por isso que estamos aqui. Porque temos uma tarefa muito grande no Brasil para o próximo ano, que é derrotar o fascismo e genocídio representado pelo atual governo de Bolsonaro, que tenta fortalecer candidaturas como a de Fujimori, como fez também no Equador. Por isso é necessário que esta Pátria Grande esteja unida, na qual vemos que podemos ajudar na solidariedade e para que possamos fazer a virada na história da América Latina. Castillo representa isso. Voltarmos a sonhar que na América Latina é possível ter companheiros que transformem. Contem conosco, o sindicalismo brasileiro está a seu lado, Castillo”, relatou.

Compartilhe:

Leia mais
Lula critica fala de campos neto
Lula critica fala de Campos Neto sobre aumento de salários ser uma "preocupação"
Manifestação contra juros altos 30 de julho
Centrais sindicais farão ato contra juros altos: cada 1% na Selic custa R$ 38 bi ao povo
eduardo leite nova proposta servidores
Governo do RS adia projetos de reestruturação de carreiras de servidores e anuncia mudanças
Grupo de Trabalho estudará impactos da inteligência artificial
Governo cria grupo para estudar impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho
GT do G20 sobre emprego em Fortaleza
CSB em reunião do G20: temas discutidos aqui são colocados em prática pelos sindicatos
adolescentes trabalho escravo colheita batatas cerquilho sp
SP: Operação resgata 13 adolescentes de trabalho escravo em colheita de batatas
sindicam-ba filia-se csb
Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Bahia filia-se à CSB
Parceria Brasil-EUA contra calor extremo trabalhadores
Parceria Brasil-EUA pelos Trabalhadores e OIT debatem ação contra calor extremo
BNDES abre concurso 2024 veja edital
BNDES abre concurso com 150 vagas e salário inicial de R$ 20 mil; acesse edital
pesquisa jornada flexivel trabalho híbrido
Flexibilidade de jornada é prioridade para 30% dos trabalhadores no Brasil