Central dos Sindicatos Brasileiros

Adeus ao gênio das linhas curvas

Adeus ao gênio das linhas curvas

Oscar Niemeyer transformou sua arte num palanque de justiça social

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) lamenta a morte do arquiteto Oscar Niemeyer, falecido em 5 de dezembro. Assim como na arquitetura, Niemeyer também foi um revolucionário na luta pela democracia.

Destemido defensor da igualdade, o arquiteto acreditava que todas as pessoas deveriam ter as mesmas condições de vida e ressaltava o seu desprezo pela sordidez do dinheiro. Sempre defendeu os mais pobres e ajudou aqueles que dele precisaram. Lutou por um Brasil mais justo, atuando como um nacionalista corajoso. Visionário, pensava à frente do seu tempo, seja na arte de suas curvas, seja no ideal de justiça social.

Oscar Niemeyer deixou um legado de obras-primas, mostrou seus traços para o mundo. Recebeu o reconhecimento por sua genialidade plástica, artística e humana. Deu a Brasília, Belo Horizonte, Rio Janeiro, São Paulo, Argélia, Espanha e Itália beleza aos olhos e inspiração para a vida. Ao Brasil, proporcionou orgulho e esperança de luta.

A CSB se inspira na obra e na vida deste arquiteto que sempre viu no horizonte, com seus traços e suas linhas, uma maneira de transformar concreto em arte e integridade em caráter, na luta por um Brasil belo e igualitário.

Antonio Fernandes dos Santos Neto

Presidente