ACS e ACEs entram na lista dos profissionais essenciais no combate a Covid-19

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) agora estão oficialmente na lista dos profissionais da linha de frente no combate a Covid-19.

A Lei 14.023 que entrou em vigor em 8 de julho de 2020 altera a Lei 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, para determinar a adoção de medidas imediatas que preservem a saúde e a vida de todos os profissionais considerados essenciais ao controle de doenças e à manutenção da ordem pública, durante a emergência de saúde pública decorrente do coronavírus.

Marinalva de Oliveira Paiva, presidente da Federação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate de Endemias do Estado de Goiás (FEDACSE-GO) e diretora da Confederação Nacional dos agentes Comunitários Saúde e Endemias (CONACS) declarou: “Essa lei é muito oportuna, pelo fato de que irá sanar entendimentos de que os ACS e ACE, não sejam profissionais da linha de frente ao combate do Coronavírus. Teremos agora, por exemplo, o direito de sermos testados para o Covid-19 e acesso aos EPIs (Equipamentos de proteção individual). Somos o SUS, somos a porta e a ponte entre o paciente e a UBS, estamos dentro das casas, conhecemos cada indivíduo pelo nome e apelido. A categoria hoje agradece o reconhecimento merecido, somos linha de frente, somos elo,somos essenciais.

Sandro Jadir, presidente da CSB-GO disse que: “Indubitavelmente, incluir os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias, no rol dos profissionais considerados essenciais ao controle de doenças no país, é fazer jus ao trabalho de uma categoria que sempre atuou na linha de frente no combate e prevenção de doenças, as vezes colocando a própria saúde e a vida em risco, mas dispensaram um atendimento inicial primordial, que evitou o abarrotamento e a superlotação nas unidades de saúde e hospitais. A CSB se orgulha de ter entre seus filiados vários sindicatos da categoria e uma Federação Sindical, a FEDACSE-GO, e que buscam na unidade e organização, a força para suas conquistas. Parabéns a todos os ACS/ACE.”

 

 

Compartilhe:

Leia mais
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil