ACS e ACEs entram na lista dos profissionais essenciais no combate a Covid-19

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) agora estão oficialmente na lista dos profissionais da linha de frente no combate a Covid-19.

A Lei 14.023 que entrou em vigor em 8 de julho de 2020 altera a Lei 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, para determinar a adoção de medidas imediatas que preservem a saúde e a vida de todos os profissionais considerados essenciais ao controle de doenças e à manutenção da ordem pública, durante a emergência de saúde pública decorrente do coronavírus.

Marinalva de Oliveira Paiva, presidente da Federação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate de Endemias do Estado de Goiás (FEDACSE-GO) e diretora da Confederação Nacional dos agentes Comunitários Saúde e Endemias (CONACS) declarou: “Essa lei é muito oportuna, pelo fato de que irá sanar entendimentos de que os ACS e ACE, não sejam profissionais da linha de frente ao combate do Coronavírus. Teremos agora, por exemplo, o direito de sermos testados para o Covid-19 e acesso aos EPIs (Equipamentos de proteção individual). Somos o SUS, somos a porta e a ponte entre o paciente e a UBS, estamos dentro das casas, conhecemos cada indivíduo pelo nome e apelido. A categoria hoje agradece o reconhecimento merecido, somos linha de frente, somos elo,somos essenciais.

Sandro Jadir, presidente da CSB-GO disse que: “Indubitavelmente, incluir os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias, no rol dos profissionais considerados essenciais ao controle de doenças no país, é fazer jus ao trabalho de uma categoria que sempre atuou na linha de frente no combate e prevenção de doenças, as vezes colocando a própria saúde e a vida em risco, mas dispensaram um atendimento inicial primordial, que evitou o abarrotamento e a superlotação nas unidades de saúde e hospitais. A CSB se orgulha de ter entre seus filiados vários sindicatos da categoria e uma Federação Sindical, a FEDACSE-GO, e que buscam na unidade e organização, a força para suas conquistas. Parabéns a todos os ACS/ACE.”

 

 

Compartilhe:

Leia mais
Assédio eleitoral trabalhador indenização
Assédio eleitoral: trabalhador demitido por negar apoio a Bolsonaro será indenizado
Lula precisa dar mais segurança aos trabalhadores
Governo Lula precisa honrar seus compromissos e dar mais segurança aos trabalhadores
Golpe internet indenização trabalhista
Justiça alerta para novo golpe sobre pagamento de indenizações trabalhistas
ataque israel líbano beirute 2024
Nota: centrais pedem diálogo pela paz em meio à escalada de conflitos pelo mundo
greve trabalhadores portos estados unidos
Presidente Biden apoia greve de portuários: "empresas devem dividir lucros recordes"
CSB inauguração sala darcy ribeiro puc sp
Com apoio da CSB, sala em homenagem a Darcy Ribeiro é inaugurada na PUC-SP
empregos na industria brasileira 2024
Criação de empregos na indústria cresce 83% em 2024, com 344 mil novos postos
diretoria eleita sindpd-sp
Justiça aponta mentiras de militantes da UP e confirma lisura da eleição do Sindpd-SP
Resolução CNJ veta questionamento acordos justiça do trabalho
CNJ veda questionamento de acordos homologados pela Justiça do Trabalho
Greve portuários EUA ILA union
Portuários dos EUA entram em greve pela 1ª vez em quase 50 anos e paralisam 36 portos