“A CSB é uma central diferenciada, e líderes diferenciados começam pela performance, usando as técnicas de comunicação”, afirma Carlos Conce

Especialista em Letras abriu o ciclo de palestras do Congresso Estadual do Paraná; evento segue até a próxima sexta-feira, 26

O primeiro dia de palestras do Congresso Estadual realizado em Curitiba começou com uma apresentação interativa, que incitou a participação dos dirigentes da CSB. Carlos Conce, mestre em comunicação pela UFRJ, falou aos presentes sobre o poder da palavra. Com o tema “Oratória Sindical”, o especialista tratou sobre as habilidades de comunicação e desempenho necessárias a um bom líder sindical.

No processo de comunicação, três elementos são fundamentais – quem fala, sobre o que se fala e o receptor da mensagem. Este último, segundo o especialista, merece maior destaque. Para que o processo de aprendizagem e transmissão de informações seja efetivo, é necessário conhecer e trabalhar a atenção qualificada do ouvinte.

O sucesso no entendimento da mensagem depende de algumas técnicas fundamentais. Segundo o mestre em comunicação, são três as aptidões necessárias a qualquer líder sindical –eloquência, retórica e oratória. “Estamos preparando ouvintes para o discurso, é assim que o líder sindical deve agir. Especificar o que vai dizer logo no início ajuda a clarificar o discurso e aumenta o nível de atenção de quem escuta”, exemplifica Conce.

Para transmitir credibilidade e garantir uma performance convincente, capaz de persuadir, o líder sindical deve fazer uso de pausas e entonações vocais. “A forma de dizer faz a diferença, pois não é só o conteúdo que importa”.

Segundo Carlos Conce, a iniciativa da CSB ao oferecer capacitação a seus dirigentes fortalece a representação dos trabalhadores. “A CSB é uma central diferenciada, que busca uma liderança que construa, que faça a diferença, preparando seus líderes cada vez mais. E líderes diferenciados começam pela performance, usando as técnicas de comunicação capazes de convencer, persuadir e influenciar”.

A influência da oratória para o líder sindical

Além de dominar a técnica, é essencial buscar conhecimentos específicos acerca do tema sobre o qual se expõe. A competência intelectual faz parte das cinco habilidades de comunicação e oratória do líder sindical. “Um líder é quem está pronto, atualizado, atento”, garante o professor. Para isso, deve-se conhecer a realidade da categoria, estar a par do que acontece no País e manter o posicionamento combativo nas lutas em favor da classe trabalhadora.

Equilibrar razão e emoção diante de situações de enfrentamento garante o sucesso de um debate ou discurso. Para dominar o medo de falar em público, Carlos Conce dá algumas dicas: respirar conscientemente, trabalhar com pensamentos programados positivos e organizar as idéias que irá trabalhar no discurso.

Para colocar em prática as habilidades verbal e vocal, Conce sugere respeitar a gramática correta da língua portuguesa, além de fazer uso de recursos vocais, como a entonação e divisão silábica. Por fim, a postura e a expressão corporal do orador devem ser usadas de maneira consciente. “O visual, a aparência e a gesticulação fazem toda a diferença na hora do discurso”, afirma.

Veja a apresentação de Carlos Conce

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Leia mais
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso
painel 5 encontro executiva nacional csb 2025
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 5 – Agenda parlamentar sindical; assista