Central dos Sindicatos Brasileiros

Brasil tem 68,4 milhões de endividados; maioria é com supermercado

Brasil tem 68,4 milhões de endividados; maioria é com supermercado

O número de brasileiros inadimplentes voltou a bater recorde no Brasil pelo nono mês consecutivo e chegou a 68,4 milhões em setembro, de acordo com dados do Serasa Experian. A marca representa um aumento de 420 mil pessoas em relação ao mês anterior. Em agosto, 67,97 milhões estavam endividados. 

Segundo o levantamento do Serasa, 53% das dívidas são com cartão de crédito. Neste grupo, 65% das pessoas gastaram em supermercados, com a compra de alimentos. Outros itens essenciais, como roupas, calçados e eletrodomésticos foram adquiridos por 48%, enquanto 41% se endividaram na compra de remédios ou tratamentos médicos. 

Por outro lado, houve queda significativa do endividamento com despesas básicas na comparação com o ano passado. Contas de água, luz e gás representaram 19% das dívidas em setembro deste ano, enquanto em 2021 eram 32%. 

O diretor de marketing do Serasa, Matheus Moura, explica que essa melhora no índice pode ser explicada pelo aumento de benefícios sociais, como o Auxílio Brasil, e a redução do desemprego em relação ao mesmo período do ano anterior. As despesas básicas tendem a ser a maior prioridade das pessoas quando há alguma recuperação de renda. 

Com informações de: G1 

Veja também: Inflação sobe em outubro, e mercado prevê índice de 5,63% para 2022