1ª jornada do SINFA/MA passa pela cidade de Viana

Encontro, que deve passar por 18 regiões do Maranhão, tem o objetivo de fortalecer a base nas lutas sindicais

A primeira edição da Jornada do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Estado do Maranhão (SINFA/MA) passou, no último sábado (29), pela cidade de Viana, 220 km da capital São Luís.

A regional da entidade atende 13 municípios do estado e fez por meio da dinâmica participativa um debate com a base sobre o movimento sindical. Nesses encontros, os servidores filiados entendem o que é um sindicato, como funciona a estrutura sindical, as centrais e federações, Além de entender o que é um estatuto, como ele funciona, como se dão as relações de negociação, como funciona as assembleias, como é feita as mobilizações e articulações na base.

Segundo o presidente do SINFA/MA, Saraiva Junior, antes de receber a jornada, as regionais participam de reunião nas quais são discutidas a atual conjuntura brasileira, como a reforma trabalhista e o teto de gastos públicos, representado pela Emenda Constitucional 95. A conjuntura estadual, em especial o problema da falta dos concursos públicos, também faz parte da pauta.

“Durante essas reuniões falamos do impacto da reforma trabalhista e como o teto de gastos tem influência nas contas públicas. Na pauta estadual falamos da boa situação que o estado do Maranhão está passando, ao contrário de outros estados. E mesmo assim, o governador ignora os servidores no diálogo para poder dar o reajuste anual, além de não fazer concursos públicos. Temos uma deficiência de concurso muito grande, e esse foi um dos pontos da greve que fizemos, de 36 dias, em 2016. Existem estudos determinando onde tem necessidade de servidores.  O estado anuncia o concurso e acaba não fazendo”, disse o presidente, que garante que esses eventos preparam a base para um embate mais qualificado nos pleitos sindicais e desmistificam alguns temas.

“Neste trabalho que vem sendo feito, nossa ideia é que a gente saia com a base fortalecida, mais consciente da luta e que a gente venha para um embate com mais qualidade. Porque entendendo os motivos da luta, a nossa perspectiva é que as pessoas venham com mais força”, completou.

A base da entidade, que conta com mais de 315 trabalhadores, tem conhecido o nome da CSB, pois durante a jornada é explicado o perfil da Central e os motivos que levaram o sindicato a se filiar à Entidade.

Com um total de 18 encontros, a jornada deve passar por todas as regionais até o final de setembro.

As próximas reuniões estão marcadas para as regionais de Rosário, São Luís e Pedreira e previstas para serem realizadas nas duas semanas seguintes.

Compartilhe:

Leia mais
fraude consignado MT
Sinpaig-MT e outros sindicatos denunciam fraudes em cartão consignado de servidores
industria china robos humanoides ia
China planeja transformar sua indústria usando robôs humanoides equipados com IA
desconectar do celular melhora saúde mental
Desconectar do celular por 14 dias reverte perda cognitiva e reduz sintomas de depressão
portabilidade crédito consignado
Trabalhadores já podem migrar crédito consignado antigo para o Crédito do Trabalhador; saiba
salário mínimo paulista aumento 2025
Salário mínimo de São Paulo terá aumento de 10% em 2025; novo valor é de R$ 1.804
centrais sindicais contra PEC 66-2023
Centrais sindicais listam 10 pontos da PEC 66/2023 que prejudicam os servidores públicos
greve rodoviários rio grande rs
Rodoviários de Rio Grande (RS) aceitam proposta patronal e encerram greve após dois dias
pf prende grupo fraude gov
Polícia Federal prende grupo criminoso acusado de fraudar plataforma gov.br
redução jornada mãe crianças com autismo
Justiça do Trabalho em São Paulo reduz jornada de mãe de crianças autistas
boicote ifood
Ofensiva contra iFood inclui corte de taxas, rival chinês e até boicote de restaurantes