1ª jornada do SINFA/MA passa pela cidade de Viana

Encontro, que deve passar por 18 regiões do Maranhão, tem o objetivo de fortalecer a base nas lutas sindicais

A primeira edição da Jornada do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Estado do Maranhão (SINFA/MA) passou, no último sábado (29), pela cidade de Viana, 220 km da capital São Luís.

A regional da entidade atende 13 municípios do estado e fez por meio da dinâmica participativa um debate com a base sobre o movimento sindical. Nesses encontros, os servidores filiados entendem o que é um sindicato, como funciona a estrutura sindical, as centrais e federações, Além de entender o que é um estatuto, como ele funciona, como se dão as relações de negociação, como funciona as assembleias, como é feita as mobilizações e articulações na base.

Segundo o presidente do SINFA/MA, Saraiva Junior, antes de receber a jornada, as regionais participam de reunião nas quais são discutidas a atual conjuntura brasileira, como a reforma trabalhista e o teto de gastos públicos, representado pela Emenda Constitucional 95. A conjuntura estadual, em especial o problema da falta dos concursos públicos, também faz parte da pauta.

“Durante essas reuniões falamos do impacto da reforma trabalhista e como o teto de gastos tem influência nas contas públicas. Na pauta estadual falamos da boa situação que o estado do Maranhão está passando, ao contrário de outros estados. E mesmo assim, o governador ignora os servidores no diálogo para poder dar o reajuste anual, além de não fazer concursos públicos. Temos uma deficiência de concurso muito grande, e esse foi um dos pontos da greve que fizemos, de 36 dias, em 2016. Existem estudos determinando onde tem necessidade de servidores.  O estado anuncia o concurso e acaba não fazendo”, disse o presidente, que garante que esses eventos preparam a base para um embate mais qualificado nos pleitos sindicais e desmistificam alguns temas.

“Neste trabalho que vem sendo feito, nossa ideia é que a gente saia com a base fortalecida, mais consciente da luta e que a gente venha para um embate com mais qualidade. Porque entendendo os motivos da luta, a nossa perspectiva é que as pessoas venham com mais força”, completou.

A base da entidade, que conta com mais de 315 trabalhadores, tem conhecido o nome da CSB, pois durante a jornada é explicado o perfil da Central e os motivos que levaram o sindicato a se filiar à Entidade.

Com um total de 18 encontros, a jornada deve passar por todas as regionais até o final de setembro.

As próximas reuniões estão marcadas para as regionais de Rosário, São Luís e Pedreira e previstas para serem realizadas nas duas semanas seguintes.

Compartilhe:

Leia mais
Sinplalto filiação CSB
Sindicato dos Servidores Municipais da Microrregião de Araxá anuncia filiação à CSB: "nova fase"
vagas emprego sine carteira de trabalho digital
Vagas de emprego do Sine estão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Luiz Marinho destaca conquistas lideradas pelo Ministério do Trabalho em 2024
Sindpd aciona empresas que usam desoneração sem enquadramento sindical
Sindpd-SP inicia processos contra empresas que utilizam desoneração sem enquadramento correto
intercambio sindical em Washington
Sindicalistas do Brasil e dos EUA trocam experiências em programa de intercâmbio em Washington
INSS pagamento automatico auxilio doença
INSS suspende bloqueio de pagamento do benefício por falta de comprovação de vida
fake news não há nova contribuição sindical
Ao contrário do que diz a imprensa, não há nova contribuição sindical em discussão no país
reunião dieese servidores públicos
Servidor público, participe de reunião estratégica na defesa de seus direitos; acesse o link
Fessergs toma posse no conselho do IPE Saude
Presidente e vice-presidente da Fessergs tomam posse como conselheiros do IPE Saúde
TST novas regras recursos
Admissibilidade de recursos no TST tem novas regras a partir de fevereiro; saiba o que muda