A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) aprovou, durante Encontro Nacional realizado em São Paulo de 14 a 16 de maio, uma resolução política que reforça a defesa da democracia, da soberania nacional e da valorização do trabalho. O documento define as diretrizes de conjuntura e orientação para a atuação da entidade na construção de um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social no país.
Entre os principais destaques da resolução estão a defesa da redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1, e a regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), garantindo negociação coletiva aos servidores públicos. A central também manifestou preocupação com a precarização das relações trabalhistas, a pejotização e o adoecimento mental dos trabalhadores.
LEIA: CSB prorroga mandatos da diretoria e nomeia novos vice-presidentes; confira lista
No texto, a CSB reafirma ainda o compromisso com o fortalecimento da Justiça do Trabalho, da CLT e das entidades sindicais, além de defender investimentos em indústria, ciência, tecnologia e geração de empregos de qualidade.
“A Central dos Sindicatos Brasileiros se compromete a fazer dessas duas pautas prioridades absolutas de sua ação política, institucional e organizativa. Reafirmamos nosso compromisso inegociável com a defesa do trabalho digno, da valorização das relações formais de emprego e da proteção integral da classe trabalhadora, manifestando preocupação com o avanço da pejotização fraudulenta, da precarização das relações laborais e do adoecimento físico e mental decorrente de ambientes de trabalho marcados por metas abusivas, jornadas exaustivas e insegurança contratual.”
Confira a Resolução Política do Encontro Nacional da CSB na íntegra:







