Centrais têm primeira reunião com ministro Guilherme Boulos e alinham pautas

Um dia após sua posse como ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos se reuniu nesta quinta-feira (30) com representantes das centrais sindicais. O encontro teve como objetivo apresentar as pautas prioritárias das centrais, dando continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido junto ao ex-ministro Márcio Macêdo.

Foram discutidos temas como a Conferência do Clima da ONU (COP 30), que ocorre em novembro em Belém (PA), a PEC da Reforma Administrativa (PEC 38/2025) e a PEC da Segurança Pública (PEC 18/2025), além da apresentação das principais pautas trabalhistas como o fim da escala 6×1 e a garantia de direitos a trabalhadores em aplicativos.

O vice-presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) Flávio Werneck representou o presidente Antonio Neto, que cumpria agenda no Mato Grosso. Segundo Werneck, o ministro Boulos demonstrou prontidão em avançar nos temas debatidos.

Em relação aos relatos de problemas na organização da COP 30, o ministro determinou a seus assessores que dessem andamento imediato às soluções necessárias. Para as demais pautas, como as Propostas de Emenda à Constituição, Boulos pré-agendou reuniões com os ministérios responsáveis pelos temas.

Ele também se comprometeu a estabelecer um canal de diálogo permanente, com reuniões periódicas com as centrais sindicais para apresentar o andamento e as soluções encontradas para as demandas levantadas.

Contexto da posse

A reunião com as centrais dá sequência ao discurso proferido por Boulos durante a cerimônia de posse, na quarta-feira (29). O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, de ministros de Estado e parlamentares.

Em seu discurso, o novo ministro enfatizou a intenção de dialogar com todos os segmentos da sociedade, “não só com quem já concorda com a gente”, citando especificamente entregadores de aplicativo, motoristas de Uber, pequenos empreendedores e a população em situação de rua.

O ex-ministro Márcio Macêdo, que passou o cargo a Boulos, participou da solenidade e destacou a reconstrução dos canais de participação social durante sua gestão. “Deixo esta missão convicto de que a participação social não volta mais para a gaveta”, afirmou Macêdo, desejando “uma grande e fecunda gestão” ao sucessor.

Compartilhe: