Greve: Professores de Valparaíso protestam e fecham a BR-040

Profissionais da Educação da rede pública municipal de Valparaíso de Goiás fazem um dia de greve e protestos nesta terça-feira (15), como aviso da possibilidade de uma paralisação por tempo indeterminado, caso o governo do prefeito Pábio Mossoró (MDB) não negocie suas reivindicações.

"Devido a desvalorização, o retrocesso, a má vontade política da gestão do prefeito Pábio Mossoró, o sucateamento que a classe trabalhadora vem sendo submetida pelo Poder Executivo nos últimos anos e os constantes desrespeitos para com o pessoal da educação, chegou a vez de mostrarmos a nossa força", trás um manifesto escrito do SINDSEPEM/VAL, entidade que representa os servidores públicos de Valparaíso.

Na pauta de reivindicações, a categoria pedem a adoção do piso salarial definido pelo Governo Federal, a reposição das perdas salariais, agravada com os últimos três anos de congelamento e a escalada da inflação que, por exemplo, ultrapassou a casa dos 10% só em 2021, além da melhoria das condições de trabalho com a contratação de pessoal e a manutenção dos espaços escolares.

Os profissionais da educação também pedem o pagamento do vale transporte integral, que atualmente recebem pela metade e o pagamento do auxílio alimentação, que não têm.

A categoria alega que o governo Pábio Mossoró adota um comportamento autoritário e não recebe os profissionais para tratar das demandas.

Segundo o presidente do Sindicato, Marcillon Duarte, o governo Mossoró precisa abrir um canal de negociação sério com a entidade, caso contrário os trabalhadores estão dispostos a deflagar a Greve por tempo indeterminado.

O protesto começou na frente da prefeitura, porém, sem serem atendidos pela gestão municipal, os manifestantes seguiram para a BR 040 e interromperam o tráfego sentido Brasília por alguns minutos.

Para o dirigente da categoria, Jean Mourão, "a greve não é um desejo dos trabalhadores e pode ser evitada exclusivamente pelo governo, que precisa atender a categoria, sem enrolações, como foi o caso da promessa da secretária de educação (Rudilene Nobre), de enviar o projeto de rateio do Fundeb ao legislativo municipal, quando ela sabia que não o faria".

Compartilhe:

Leia mais
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil