Greve: Professores de Valparaíso protestam e fecham a BR-040

Profissionais da Educação da rede pública municipal de Valparaíso de Goiás fazem um dia de greve e protestos nesta terça-feira (15), como aviso da possibilidade de uma paralisação por tempo indeterminado, caso o governo do prefeito Pábio Mossoró (MDB) não negocie suas reivindicações.

"Devido a desvalorização, o retrocesso, a má vontade política da gestão do prefeito Pábio Mossoró, o sucateamento que a classe trabalhadora vem sendo submetida pelo Poder Executivo nos últimos anos e os constantes desrespeitos para com o pessoal da educação, chegou a vez de mostrarmos a nossa força", trás um manifesto escrito do SINDSEPEM/VAL, entidade que representa os servidores públicos de Valparaíso.

Na pauta de reivindicações, a categoria pedem a adoção do piso salarial definido pelo Governo Federal, a reposição das perdas salariais, agravada com os últimos três anos de congelamento e a escalada da inflação que, por exemplo, ultrapassou a casa dos 10% só em 2021, além da melhoria das condições de trabalho com a contratação de pessoal e a manutenção dos espaços escolares.

Os profissionais da educação também pedem o pagamento do vale transporte integral, que atualmente recebem pela metade e o pagamento do auxílio alimentação, que não têm.

A categoria alega que o governo Pábio Mossoró adota um comportamento autoritário e não recebe os profissionais para tratar das demandas.

Segundo o presidente do Sindicato, Marcillon Duarte, o governo Mossoró precisa abrir um canal de negociação sério com a entidade, caso contrário os trabalhadores estão dispostos a deflagar a Greve por tempo indeterminado.

O protesto começou na frente da prefeitura, porém, sem serem atendidos pela gestão municipal, os manifestantes seguiram para a BR 040 e interromperam o tráfego sentido Brasília por alguns minutos.

Para o dirigente da categoria, Jean Mourão, "a greve não é um desejo dos trabalhadores e pode ser evitada exclusivamente pelo governo, que precisa atender a categoria, sem enrolações, como foi o caso da promessa da secretária de educação (Rudilene Nobre), de enviar o projeto de rateio do Fundeb ao legislativo municipal, quando ela sabia que não o faria".

Compartilhe:

Leia mais
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e o meio ambiente; íntegra
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas em audiência na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso
painel 5 encontro executiva nacional csb 2025
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 5 – Agenda parlamentar sindical; assista
painel negociação coletiva
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 4 – Práticas antissindicais; assista
csb menor (39)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 3 – Negociação Coletiva; assista
csb menor (38)
Centrais sindicais protestam contra juros altos em dia de mais uma reunião do Copom