Central dos Sindicatos Brasileiros

Diante de crise institucional, CSB realiza seminário sobre Democracia e Constituição

Diante de crise institucional, CSB realiza seminário sobre Democracia e Constituição

Seminário CSB: Democracia, Constituição e Direitos Humanos

A CSB realizou na última sexta-feira (20/8) mais um seminário preparatório ao 3º Congresso da entidade, que acontece no mês de setembro. Para esse encontro, o tema escolhido foi “Democracia, Constituição e Direitos Humanos”. Em um momento de grave crise e ataque a esses três pilares da nação brasileira, a CSB reuniu um time de especialistas para lançar luz sobre os desafios dessas áreas em seis mesas de discussão.

Entre os participantes, nomes como o ex-ministro da Defesa Aldo Rebelo (Solidariedade), a deputada estadual Juliana Brizola (PDT-RS), o líder indígena Almir Suri, o advogado da Educafro Marlon Reis, autor das ações recentes contra XP, Carrefour, Açaí, e os jornalistas Catia Seabra (Folha) e Fabio Pannunzio (TV Democracia), entre outros.

Diante de diários ataques por parte do presidente ao funcionamento democrático e republicano de nossas instituições, a CSB promoveu mais de 6 horas de debate sobre as trincheiras onde essa batalha em defesa nação brasileira vem acontecendo e como elas convergem para o cenário sindical e do mundo do trabalho atual.

Perdeu o debate? Confira abaixo a programação de todas as mesas e assista pelo nosso youtube!

Programação

14h: O papel das mulheres trabalhadoras em um Projeto Nacional de Desenvolvimento
Juliana Brizola, deputada estadual (PDT-RS), e Mafoane Odara, consultora e ativista em Direitos Humanos e Diversidade

15h: A defesa do SUS e dos princípios democráticos da Constituição
Roberto Cláudio, ex-prefeito de Fortaleza (PDT), Lúcia Souto, médica sanitarista, presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, e Chico D’Angelo, deputado federal (PDT-RJ)

16h: O direito de lutar
Léo Lupi, jornalista e militante do Movimento PDT Diversidade, e Almir Surui, líder indígena

17h: Os caminhos para a superação do racismo no trabalho
Marlon Reis, advogado da Educafro e autor da Lei da Ficha Limpa, Adriana Vasconcellos, do Movimento Mulheres Negras do Brasil, e Max Mu, dramaturgo, pedagogo e co-organizador da Caminhada Luiz Gama

18h: O papel das Forças Armadas na democracia brasileira
Aldo Rebelo, ex-ministro da Defesa, Eduardo Svartman, presidente da Associação Brasileira de Estudos da Defesa (ABED), e Manuel Domingos Neto, professor da Universidade Federal do Ceará e ex-presidente do CNPq

19h Live do Trabalhador – Liberdade de Imprensa em tempos de ódio e fake news
Catia Seabra, jornalista da Folha, Fábio Pannunzio, jornalista da TV Democracia, e Marcelo Soares, jornalista, um dos fundadores da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e especialista em jornalismo de dados.