CSB repudia ataques contra servidores em greve de Valparaíso (GO)

Os profissionais da educação e servidores públicos municipais de Valparaíso (GO) deflagaram nessa quarta-feira (16) uma greve reinvindicando que a administração pública da cidade negocie pontos considerados como essenciais pelos trabalhadores do setor.

Entre as reinvindicações estão a data base de 15% para todos os servidores, piso salarial do magistério de 33,24%, auxilio alimentação para todos os servidores, vale transporte integral e uma gestão mais democrática com  eleição para diretor. Além disso os grevistas pedem a adoção de concursos públicos para todas as área, contrato temporário para merendeiros e a revisão do plano de carreiras dos servidores na cidade.

Durante protesto realizado na última sexta-feira (!8) em frente a Câmara dos Vereadores da cidade, em protesto à votação do PL 213/2022, que tenta aprovar aumento de 10,60% aos profissionais em data-base, e 7% sobre o piso, proposta essa rejeitada pela categoria os servidores grevistas foram duramente atacados pelas forças de segurança da Câmara e da cidade, em um flagrante desrespeito ao direito constitucional de greve garantido pela Constituição e um reflexo da falta de disposição da administração municipal em dialogar com a categoria.

“A PL 213 enviada pelo Governo à Câmara Municipal com percentuais de 10,60% de data base e 7,90% de piso nacional do magistério, percentuais muito abaixo da pedida pela categoria. Destaco que o piso nacional do magistério foi reajustado por força de lei federal em 33,24%, enquanto isso o prefeito se nega a receber os representantes da categoria desde 2019 para dialogar.” afirmou Jean Mourão, Secretário Geral do SINDSEPEMVA (Sindicato dos servidores públicos de Valparaíso de Goiás)

A CSB repudia veementemente todo e qualquer ataque aos servidores públicos de Valparaíso que exercem seu direito de manifestação e greve diante de uma prefeitura que se nega a dialogar com os trabalhadores do serviço público do município goiano.

Lembramos que a Constituição Federal, em seu artigo 9º e a Lei nº 7.783/89 asseguram o direito de greve a todo trabalhador, competindo-lhe a oportunidade de exercê-lo sobre os interesses que devam por meio dele defender.

Nesta quarta-feira (23) às 8 horas os servidores convocam todos os trabalhadores da categoria para  assembleia que deve acompanhar a votação do PL 213 enviada pelo Governo à Câmara Municipal, não deixe de participar.

Compartilhe:

Leia mais
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e o meio ambiente; íntegra
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas em audiência na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso
painel 5 encontro executiva nacional csb 2025
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 5 – Agenda parlamentar sindical; assista
painel negociação coletiva
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 4 – Práticas antissindicais; assista
csb menor (39)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 3 – Negociação Coletiva; assista
csb menor (38)
Centrais sindicais protestam contra juros altos em dia de mais uma reunião do Copom