CSB repudia ataques contra servidores em greve de Valparaíso (GO)

Os profissionais da educação e servidores públicos municipais de Valparaíso (GO) deflagaram nessa quarta-feira (16) uma greve reinvindicando que a administração pública da cidade negocie pontos considerados como essenciais pelos trabalhadores do setor.

Entre as reinvindicações estão a data base de 15% para todos os servidores, piso salarial do magistério de 33,24%, auxilio alimentação para todos os servidores, vale transporte integral e uma gestão mais democrática com  eleição para diretor. Além disso os grevistas pedem a adoção de concursos públicos para todas as área, contrato temporário para merendeiros e a revisão do plano de carreiras dos servidores na cidade.

Durante protesto realizado na última sexta-feira (!8) em frente a Câmara dos Vereadores da cidade, em protesto à votação do PL 213/2022, que tenta aprovar aumento de 10,60% aos profissionais em data-base, e 7% sobre o piso, proposta essa rejeitada pela categoria os servidores grevistas foram duramente atacados pelas forças de segurança da Câmara e da cidade, em um flagrante desrespeito ao direito constitucional de greve garantido pela Constituição e um reflexo da falta de disposição da administração municipal em dialogar com a categoria.

“A PL 213 enviada pelo Governo à Câmara Municipal com percentuais de 10,60% de data base e 7,90% de piso nacional do magistério, percentuais muito abaixo da pedida pela categoria. Destaco que o piso nacional do magistério foi reajustado por força de lei federal em 33,24%, enquanto isso o prefeito se nega a receber os representantes da categoria desde 2019 para dialogar.” afirmou Jean Mourão, Secretário Geral do SINDSEPEMVA (Sindicato dos servidores públicos de Valparaíso de Goiás)

A CSB repudia veementemente todo e qualquer ataque aos servidores públicos de Valparaíso que exercem seu direito de manifestação e greve diante de uma prefeitura que se nega a dialogar com os trabalhadores do serviço público do município goiano.

Lembramos que a Constituição Federal, em seu artigo 9º e a Lei nº 7.783/89 asseguram o direito de greve a todo trabalhador, competindo-lhe a oportunidade de exercê-lo sobre os interesses que devam por meio dele defender.

Nesta quarta-feira (23) às 8 horas os servidores convocam todos os trabalhadores da categoria para  assembleia que deve acompanhar a votação do PL 213 enviada pelo Governo à Câmara Municipal, não deixe de participar.

Compartilhe:

Leia mais
Lula critica fala de campos neto
Lula critica fala de Campos Neto sobre aumento de salários ser uma "preocupação"
Manifestação contra juros altos 30 de julho
Centrais sindicais farão ato contra juros altos: cada 1% na Selic custa R$ 38 bi ao povo
eduardo leite nova proposta servidores
Governo do RS adia projetos de reestruturação de carreiras de servidores e anuncia mudanças
Grupo de Trabalho estudará impactos da inteligência artificial
Governo cria grupo para estudar impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho
GT do G20 sobre emprego em Fortaleza
CSB em reunião do G20: temas discutidos aqui são colocados em prática pelos sindicatos
adolescentes trabalho escravo colheita batatas cerquilho sp
SP: Operação resgata 13 adolescentes de trabalho escravo em colheita de batatas
sindicam-ba filia-se csb
Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Bahia filia-se à CSB
Parceria Brasil-EUA contra calor extremo trabalhadores
Parceria Brasil-EUA pelos Trabalhadores e OIT debatem ação contra calor extremo
BNDES abre concurso 2024 veja edital
BNDES abre concurso com 150 vagas e salário inicial de R$ 20 mil; acesse edital
pesquisa jornada flexivel trabalho híbrido
Flexibilidade de jornada é prioridade para 30% dos trabalhadores no Brasil