Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB repudia ataques contra servidores em greve de Valparaíso (GO)

CSB repudia ataques contra servidores em greve de Valparaíso (GO)

Os profissionais da educação e servidores públicos municipais de Valparaíso (GO) deflagaram nessa quarta-feira (16) uma greve reinvindicando que a administração pública da cidade negocie pontos considerados como essenciais pelos trabalhadores do setor.

Entre as reinvindicações estão a data base de 15% para todos os servidores, piso salarial do magistério de 33,24%, auxilio alimentação para todos os servidores, vale transporte integral e uma gestão mais democrática com  eleição para diretor. Além disso os grevistas pedem a adoção de concursos públicos para todas as área, contrato temporário para merendeiros e a revisão do plano de carreiras dos servidores na cidade.

Durante protesto realizado na última sexta-feira (!8) em frente a Câmara dos Vereadores da cidade, em protesto à votação do PL 213/2022, que tenta aprovar aumento de 10,60% aos profissionais em data-base, e 7% sobre o piso, proposta essa rejeitada pela categoria os servidores grevistas foram duramente atacados pelas forças de segurança da Câmara e da cidade, em um flagrante desrespeito ao direito constitucional de greve garantido pela Constituição e um reflexo da falta de disposição da administração municipal em dialogar com a categoria.

“A PL 213 enviada pelo Governo à Câmara Municipal com percentuais de 10,60% de data base e 7,90% de piso nacional do magistério, percentuais muito abaixo da pedida pela categoria. Destaco que o piso nacional do magistério foi reajustado por força de lei federal em 33,24%, enquanto isso o prefeito se nega a receber os representantes da categoria desde 2019 para dialogar.” afirmou Jean Mourão, Secretário Geral do SINDSEPEMVA (Sindicato dos servidores públicos de Valparaíso de Goiás)

A CSB repudia veementemente todo e qualquer ataque aos servidores públicos de Valparaíso que exercem seu direito de manifestação e greve diante de uma prefeitura que se nega a dialogar com os trabalhadores do serviço público do município goiano.

Lembramos que a Constituição Federal, em seu artigo 9º e a Lei nº 7.783/89 asseguram o direito de greve a todo trabalhador, competindo-lhe a oportunidade de exercê-lo sobre os interesses que devam por meio dele defender.

Nesta quarta-feira (23) às 8 horas os servidores convocam todos os trabalhadores da categoria para  assembleia que deve acompanhar a votação do PL 213 enviada pelo Governo à Câmara Municipal, não deixe de participar.