Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB DECIDE POR ATO PRÓPRIO NO 1º DE MAIO

CSB DECIDE POR ATO PRÓPRIO NO 1º DE MAIO

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (18), a Direção da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) decidiu pela realização do seu próprio ato no 1º de Maio, Dia do Trabalhador, na cidade de Itatiba, interior de SP, e não participar do ato que ocorrerá na capital paulista, pelas seguintes razões:
Nas atividades realizadas anteriormente pelas Centrais, ocorreram fatos que geraram desgastes que não contribuem para o objetivo maior que é a unidade das Centrais Sindicais.

A unidade das Centrais pressupõe também solidariedade, elemento fundamental para que as ações conjuntas se deem em um ambiente de maior igualdade, afastando o protagonismo de uma em detrimento das demais.

Esta busca pelo protagonismo faz com que projetos comuns sejam deixados de lado e antecipados de forma desordenada, além de que, muitas vezes, induz militantes a posturas agressivas de hostilidades, como ocorridas recentemente, que podem chegar a via de fato contra companheiros de outras centrais, o que gera ainda mais tensão no ambiente unitário tão desejado.

Para o bem da unidade, esta igualdade deve se refletir na ocupação de espaços, posições políticas, dimensionamento de importância e outros fatores que contribuem para construção de um ambiente mais igual e democrático.

A CSB sempre trabalhou pela unidade das Centrais Sindicais. Foi assim nos últimos quatro anos no 1° de Maio, foi assim na construção de uma pauta comum e nas lutas travadas nas ruas contra as reformas neoliberais e o Governo Bolsonaro.

Entendemos que, para além da urgência de derrotar Bolsonaro e seu governo neoliberal, é necessário colocar em debate com a sociedade a mudança do modelo econômico, político e social. O Brasil precisa se reencontrar por meio de um Projeto Nacional de Desenvolvimento, que una os trabalhadores e os setores produtivos em nome do desenvolvimento nacional, do emprego digno e do combate às desigualdades.

É necessária uma reflexão ampla sobre esta realidade a fim de fortalecer a unidade das Centrais e luta da classe trabalhadora.

Antonio Neto
Presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB)