Começa o 3º Congresso da CSB

Personalidades do mundo político e sindical participam do evento

A CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) abre nesta quinta (16/9) o seu 3º Congresso com o tema “Sindicatos fortes, Brasil mais justo”. O evento, que vai até sábado (18/9), será realizado de forma totalmente virtual por conta da pandemia. Participam grandes nomes do mundo político e sindical.
“Nos reunimos neste ano com o desafio não só de definir os rumos da CSB e dos mais de 5 milhões de trabalhadores por ela representados, mas de fazê-lo em um dos mais graves e complexos momentos já vividos pela humanidade e sem dúvida por nossa geração”, afirma Antonio Neto, presidente da CSB. “É uma oportunidade de repensarmos coletivamente o futuro não só da nossa entidade, mas de todo o movimento sindical e da sociedade.”

No primeiro dia, além da aprovação do regimento do congresso e de debates internos, haverá uma sessão solene de abertura, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da CSB e de Antonio Neto, a partir das 18h.

A live terá Neto como mestre de cerimônias e participação de nomes como: Alessandro Molon, deputado federal (PSB-RJ), Antonio Anastasia, senador (PSD-MG), Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, Celso Amorim, ex-ministro da Defesa e das Relações Exteriores, Eduardo Moreira, economista e criador do movimento Somos 70%, Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo (PSDB), Joenia Wapichana, primeira deputada federal indígena do Brasil (Rede-RR), Juliana Brizola, deputada estadual (PDT-RS), Márcio França, ex-governador de São Paulo (PSB), e Roberto Freire, presidente nacional do Cidadania, entre outros. Os presidentes de outras grandes centrais sindicais também marcam presença virtual: Sérgio Nobre (CUT), Miguel Torres (Força Sindical), Ricardo Patah (UGT), José Reginaldo Inácio (NCST) e Adilson Araújo (CTB).

Na sexta (17/9), serão realizadas quatro mesas online a partir das 10h. Os debatedores discutirão temas como os ataques recentes aos trabalhadores brasileiros, as relações com o Parlamento, os Estados e os municípios e projetos de desenvolvimento para o Brasil. Ciro Gomes e outros grandes nomes da política nacional estão entre os convidados.

No sábado (18/9), haverá sessão plenária, sem transmissão pela internet, apenas para os delegados. Na ocasião, serão votadas a alteração estatutária, a prestação de contas da gestão e a eleição da Executiva Nacional e Conselho Fiscal. Haverá também a aprovação das teses referentes às ações de caráter político, social, econômico e sindical que irão orientar o trabalho da CSB ao longo dos próximos anos.
Desde agosto, a CSB realizou também quatro seminários preparatórios ao seu 3º Congresso com grandes personalidades do meio político, jurídico, econômico e sindical.

3º Congresso da CSB

Quando: de 16 a 18 de setembro

 

Compartilhe:

Leia mais
Chinelo - Antonio Neto e Cosme Nogueira fundação Fesmig
CSB, Sinab e CSPM celebram criação da Fesmig - Federação dos Servidores de Minas Gerais
STF reverte reforma previdência para servidores
STF forma maioria para reverter pontos da Reforma da Previdência para servidores
Imagem CSB (28)
CSB NA 112ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO TRABALHO - OIT 2024
Sticmpel campanha salarial 2024-2025
Trabalhadores da Construção e Mobiliário de Pelotas iniciam campanha salarial 2024/2025
Apoio Financeiro a trabalhadores empresas calamidade RS
Governo abre cadastro para Apoio Financeiro a trabalhadores atingidos por calamidade no RS
home office trabalho híbrido estudo
Trabalho híbrido melhora satisfação no emprego e não afeta produtividade, diz estudo
reunião centrais rs e oit
Centrais e OIT discutem impacto das enchentes no mercado de trabalho do RS
plano erradicação trabalho escravo será atualizado
Plano para Erradicação do Trabalho Escravo será atualizado após 16 anos
podcast fetrarod
Fetrarod lança podcast para discutir temas de interesse dos rodoviários; assista aqui
Manifesto contra PL do estupro
Mulheres sindicalistas divulgam manifesto contra PL do Estupro (PL 1904/24)