CSB ultrapassa CTB em filiações e é a quinta maior central do País

Central dos Sindicatos Brasileiros totaliza 792 entidades filiadas e 25 em fase de filiação

Nesta segunda-feira (30), a Central dos Sindicatos Brasileiros ultrapassou a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e alcançou 792 entidades filiadas no Ministério do Trabalho e outras 25 em fase de filiação. Somando aos sindicatos que ingressaram no Ministério com suas documentações para filiação, a CSB totaliza 817 sindicatos filiados, além de 30 Federações e duas Confederações.

A CSB é a quinta maior central do Brasil também em número de sindicatos, e continuará com o trabalho de consolidação de suas bases nos quatro cantos do País. Estes números do Ministério corroboram o trabalho da Entidade no processo de ampliação de seus quadros, bem como a articulação dos dirigentes da Central junto às entidades que partilham dos ideais de luta da CSB.

Os 792 filiados são fruto também das ações desenvolvidas pela Central, como os Congressos Estaduais realizados em Santa Catarina, Ceará, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, em 2017, e de todas as mobilizações promovidas pela Entidade na defesa dos interesses dos trabalhadores.

Pautas importantes para a realidade da classe trabalhadora defendidas pela Central – como o combate às reformas trabalhista e da Previdência, a regulamentação do transporte seguro promovida pelos taxistas, as bandeiras de luta dos servidores públicos (segurança pública e o direito de negociação coletiva da categoria) – despertaram no movimento sindical a confiança no trabalho da CSB e simbolizam a abrangência da Entidade em todos os estados do País.

Para o presidente Antonio Neto, o desafio aumenta na medida em que a Central amplia a sua abrangência nas categorias. “Fizemos neste ano um trabalho muito grande para estar cada vez mais presente nos mais distantes rincões do Brasil. Esta posição vem do suor de cada dirigente que contribuiu para nosso crescimento e para conseguirmos novos filiados a cada dia. Só temos a agradecer a todos pelo esforço, e vamos seguir firmes, pois a responsabilidade aumenta com as tentativas de retrocessos que combatemos diariamente”, disse Neto.

Compartilhe:

Leia mais
csb brasil dando a volta por cima
CSB acompanha balanço do governo federal sobre primeiros dois anos de mandato
reunião conselho intersindical mte presidente prudente
Dirigentes sindicais têm reunião estratégica com gerência regional do MTE em Presidente Prudente
revisão toda inss stf
Revisão da vida toda do INSS retorna ao plenário do STF; saiba o que pode mudar
manifesto reabertura caso jk
CSB apoia pedido de reabertura da investigação da morte de Juscelino Kubitschek; leia manifesto
sede inss brasília
Governo antecipa 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS para abril e maio
tarifas trump brasil lei reciprocidade
Nota das centrais: Repúdio ao tarifaço de Trump e apoio à Lei da Reciprocidade
sindidel csb
Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Delta (Sindidel) anuncia filiação à CSB
1o de maio centrais 2025
Centrais sindicais preparam jornada de 1º de maio: "Por um Brasil mais justo"
1-de-maio-das-centrais-sindicais-com-lula-em-sp
Centrais sindicais entregarão carta de reivindicações a Lula e presidentes dos Poderes
carf plr
Fazenda amplia esforços para desbloquear processos que ultrapassam 35 bi no Carf