Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB participa de debate sobre a criação do piso salarial do Maranhão

CSB participa de debate sobre a criação do piso salarial do Maranhão

Movimento sindical irá apresentar sugestões de complementação à lei apresentada

A CSB e as demais centrais sindicais estiveram presentes na terça-feira, dia 31 de março, em audiência na Assembleia Legislativa do Maranhão para debater a criação do piso salarial regional. A Central foi representada por Wennder Rocha, presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Maranhão (SINTAG/MA).

O debate foi proposto pelo deputado estadual José Inácio (PT/MA), autor do projeto de lei que visa criar o piso salarial no Maranhão. A união das centrais sindicais, de acordo com Wennder  Rocha, tem como objetivo garantir que o piso maranhense se dê a partir de critérios que venham a favorecer toda a classe trabalhadora, inclusive as categorias profissionais não organizadas, aquelas mais vulneráveis a práticas salariais abaixo do piso oficial.

Para o dirigente, os filiados às entidades sindicais têm seu salário garantido por acordos ou convenções coletivas, mas nem os funcionários públicos nem as categorias não organizadas são contempladas pela definição governamental. “Precisamos discutir os critérios para fixação do índice que será a base do aumento do mínimo. Além disso, é essencial a participação dos técnicos do Dieese para a construção do projeto de lei, só assim alcançaremos um valor justo”, disse.

Na reunião o movimento sindical solicitou um período para análise do projeto de lei que cria o piso salarial do Maranhão. Será realizada uma nova audiência, no dia 22 de abril, na qual as centrais irão apresentar as sugestões de complementações à lei apresentada.

“É essencial que os deputados mantenham aberto o canal de diálogo com o movimento sindical na busca de uma posição que garanta uma boa qualidade de vida para os trabalhadores”, conclui Rocha.

Veja o vídeo da audiência: